Questões ENEM de Sociologia - Cultura e sociedade
Foram encontradas 35 questões
Ano: 2022
Banca:
INEP
Órgão:
ENEM
Prova:
INEP - 2022 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia - Edital 2022 |
Q1983453
Sociologia
Decreto-Lei n. 1 949, de 27/12/1937
Art. 1º Fica criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), diretamente subordinado ao presidente da República. Art. 2º O DIP tem por fim:
h) coordenar e incentivar as relações da imprensa com os poderes públicos no sentido de maior aproximação da mesma com os fatos que se ligam aos interesses nacionais;
n) autorizar mensalmente a devolução dos depósitos efetuados pelas imprensas jornalísticas para a importação de papel para imprensa, uma vez demonstrada, a seu juízo, a eficiência e a utilidade pública dos jornais ou periódicos por elas administrados ou dirigidos.
BRASIL apud CARONE, E. A Terceira República (1937-1945). São Paulo: Difel, 1982 (adaptado).
Com base nos trechos do decreto, as finalidades do órgão criado permitiram ao governo promover o(a)
Art. 1º Fica criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), diretamente subordinado ao presidente da República. Art. 2º O DIP tem por fim:
h) coordenar e incentivar as relações da imprensa com os poderes públicos no sentido de maior aproximação da mesma com os fatos que se ligam aos interesses nacionais;
n) autorizar mensalmente a devolução dos depósitos efetuados pelas imprensas jornalísticas para a importação de papel para imprensa, uma vez demonstrada, a seu juízo, a eficiência e a utilidade pública dos jornais ou periódicos por elas administrados ou dirigidos.
BRASIL apud CARONE, E. A Terceira República (1937-1945). São Paulo: Difel, 1982 (adaptado).
Com base nos trechos do decreto, as finalidades do órgão criado permitiram ao governo promover o(a)
Ano: 2021
Banca:
INEP
Órgão:
ENEM
Prova:
INEP - 2021 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - PPL |
Q1863336
Sociologia
Texto associado
No seio de diversos povos africanos, nomeadamente
no antigo Reino do Congo, existem testemunhos gráficos
de que a escrita tomava várias formas. Exemplo disso são
as tampas de panela esculpidas em baixo-relevo do povo
Woyo (região de Cabinda), com cenas e provérbios do
cotidiano, desenhos na terra ou areia, imagens gravadas
ou inscritas nos bastões de chefe ou em pedras sagradas,
mas, sobretudo, movimentos do corpo humano inscritos
num gestual familiar. Entre os Woyo existia o costume
de os pais oferecerem aos filhos testos ou tampas de
panelas entalhados, transmitindo uma espécie de recado,
com signos codificados que traduziam orientações para
conseguir uma boa relação conjugal, ter sensatez na
escolha do cônjuge e estar alerta para as dificuldades do
casamento.
RODRIGUES, M. R. A. M.; TAVARES, A. C. P. Singularidades museológicas de uma tábua
com esculturas em diálogo: do alambamento ao casamento em Cabinda (Angola).
Anais do Museu Paulista, n. 2, maio-ago. 2017 (adaptado).
Para o povo Woyo, os artefatos culturais mencionados no
texto cumprem a função de um
Ano: 2021
Banca:
INEP
Órgão:
ENEM
Prova:
INEP - 2021 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL - Edital 2020 |
Q1689108
Sociologia
Uma civilização é a entidade cultural mais ampla.
As aldeias, as regiões, as etnias, as nacionalidades, os
segmentos religiosos, todos têm culturas distintas em
diferentes níveis de heterogeneidade cultural. A cultura
de um vilarejo no sul da Itália pode ser diferente da de
um vilarejo no norte da Itália, mas ambos compartilharam
uma cultura italiana comum que os distingue de vilarejos
alemães. As comunidades europeias, por sua vez,
compartilharão aspectos culturais que as distinguem das
comunidades chinesas ou hindus.
HUNTINGTON, S. P. O choque de civilizações. Rio de Janeiro: Objetiva,1997.
De acordo com esse entendimento, a civilização é uma construção cultural que se baseia na
HUNTINGTON, S. P. O choque de civilizações. Rio de Janeiro: Objetiva,1997.
De acordo com esse entendimento, a civilização é uma construção cultural que se baseia na
Ano: 2021
Banca:
INEP
Órgão:
ENEM
Prova:
INEP - 2021 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL - Edital 2020 |
Q1689090
Sociologia
A agenda escolar 2008 convida os alunos das
escolas municipais do Recife à leitura mensal de trechos
de poemas dos 12 artistas agraciados com estátuas
desde 2005. Dessa maneira, esses alunos tiveram
acesso, em cada mês do ano, a informações sobre
as personalidades retratadas no papel e no espaço
público, lendo e discutindo seus versos e visitando
as esculturas instaladas estrategicamente no centro
da cidade. Trata-se, em suma, de uma pedagogia do
espaço público que repousa no reconhecimento de
personalidades e lugares simbólicos para a cidade. De
acordo com a prefeitura, o itinerário poético seria uma
maneira de fazer reconhecer talentos que embelezam
os postais recifenses, além de estreitar laços do
cidadão com a cultura.
MACIEL, C. A. A.; BARBOSA, D. T. Democracia, espaços públicos e imagens simbólicas da cidade do Recife. In: CASTRO, I. E.; RODRIGUES, J. N.; RIBEIRO, R. W. (Org.). Espaços da democracia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013 (adaptado).
No texto, está descrita uma ação do poder público que coloca a paisagem como um fator capaz de contribuir para a
MACIEL, C. A. A.; BARBOSA, D. T. Democracia, espaços públicos e imagens simbólicas da cidade do Recife. In: CASTRO, I. E.; RODRIGUES, J. N.; RIBEIRO, R. W. (Org.). Espaços da democracia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013 (adaptado).
No texto, está descrita uma ação do poder público que coloca a paisagem como um fator capaz de contribuir para a
Ano: 2021
Banca:
INEP
Órgão:
ENEM
Prova:
INEP - 2021 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL - Edital 2020 |
Q1689075
Sociologia
As canções dos escravos tornaram-se espetáculos em
eventos sociais e religiosos organizados pelos senhores
e chegaram a ser cantadas e representadas, ao longo do
século XIX, de forma estereotipada e depreciativa, pelos
blackfaces dos Estados Unidos e Cuba, e pelos teatros
de revista do Brasil. As canções escravas, sob a forma
de cakewalks ou lundus, despontavam frequentemente
no promissor mercado de partituras musicais, nos salões,
nos teatros e até mesmo na nascente indústria fonográfica
— mas não necessariamente seus protagonistas negros.
O mundo do entretenimento e dos empresários musicais
atlânticos produziu atraentes diversões dançantes com
base em gêneros e ritmos identificados com a população
negra das Américas.
ABREU, M. O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição. Revista Brasileira de História, n. 69, jan.-jun. 2015.
A absorção de elementos da vivência escrava pela nascente indústria do lazer, como demonstrada no texto, caracteriza-se como
ABREU, M. O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição. Revista Brasileira de História, n. 69, jan.-jun. 2015.
A absorção de elementos da vivência escrava pela nascente indústria do lazer, como demonstrada no texto, caracteriza-se como