Questões de Vestibular Comentadas por alunos sobre vegetação em geografia
Foram encontradas 171 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Os textos a seguir caracterizam dois biomas brasileiros.
Texto 1
No contexto da disponibilidade de água através da precipitação, destaca-se a questão do déficit hídrico na maior parte da área abrangida pelo bioma. O clima na região varia do superúmido (com pluviosidade em torno de 2 000 mm/ano), num pequeno trecho, até o semiárido, em área maior, com pluviosidade entre 300-500 mm/ano e chuvas restritas a poucos meses durante o ano.
Extraído de https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/
livros/liv97884_cap7.pdf
Texto 2
Todos os habitantes do(a) [-----] têm suas vidas marcadas pelo eterno ciclo das águas, desde o dourado, um peixe de escamas, até o ribeirinho. O início do período chuvoso ocorre, geralmente, de outubro a março com precipitação média de 1200 mm a 1400 mm e a estação de seca, entre abril e setembro. O ciclo hidrológico e a dinâmica hídrica do bioma são condicionantes importantes que garantem a alta biodiversidade e possibilitam o funcionamento ecológico de toda região.
Extraído de: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/
liv97884_cap7.pdf
Os textos 1 e 2 descrevem, respectivamente, a _________ e o(a) _________.
https://www.infoescola.com/biomas/florestas-equatoriais/
A descrição se refere à vegetação ilustrada em
A figura a seguir espacializa quatro biomas da América do Sul.
(Adaptado de CHRISTOPERSON, R. W.; BIKELAND, G. H. Geossistemas: uma introdução à Geografia Física. Porto Alegre: Bookman, p. 600, 2017.)
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre as características físico-naturais da América do Sul – responsáveis pela diversidade de biomas no continente –, assinale a alternativa correta.
PUTINI, Júlia. Caatinga perdeu mais de 10% de vegetação nativa nos últimos 37 anos, aponta MapBiomas. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/10/11/caatinga-perdeu-mais-de-10percent-de-vegetacao-nativa-nos-ultimos-37-anos-aponta-mapbiomas.ghtml. Acesso em: 18 out. 2022.
Analisando o excerto, observa-se que a relação entre os elementos geográficos que compõem essa porção do espaço representa o resultado de uma combinação dinâmica e instável entre variáveis físicas, bióticas e antrópicas que se comportam e evoluem dialeticamente de maneira indissociável e que, por isso, podem ser associadas
Overbeck, G. E. et al. Fisionomia dos Campos. Capítulo 3. In: Os Campos do Sul/Editores: Valério De Patta Pillar e Omara Lange. Porto Alegre: Rede Campos Sulinos – UFRGS, 2015.
Sobre os Campos Sulinos, suas características e correlações ambientais, analise as afirmações a seguir.
I. A diversidade dos Campos Sulinos é evidenciada quando se observa a sua ocorrência em outros biomas, como o Pampa na metade sul e oeste do Rio Grande do Sul, e na vegetação campestre do Planalto SulBrasileiro, onde faz parte do bioma Mata Atlântica. II. O termo “estepe” é utilizado para designar campos sob a ação do clima onde a baixa precipitação durante a estação quente impede o crescimento de vegetação florestal, o que não é o caso no Sul do Brasil. III. A aparência geral dos Campos, ou seja, sua fisionomia, é determinada, em grande parte, pela estrutura da vegetação e, de modo particular, pelo grau de cobertura, pela altura do estrato arbóreo e pela presença de espécies lenhosas.
Está correto o que se afirma em