O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 50 questões

Ano: 2017 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2017 - UFGD - Vestibular |
Q944562 História e Geografia de Estados e Municípios

Obviamente, a antiga província de Mato Grosso abrangia uma área muito maior que as atuais fronteiras de Mato Grosso do Sul. No entanto, as fronteiras administrativas, nacionais ou interestaduais, não têm muito sentido quando se trata de povos indígenas. Elas não refletem limites culturais ou linguísticos, não correspondem a antigos territórios étnicos.

CHAMORRO, Graciela; COMBÈS, Isabelle (Orgs.). Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura e transformações sociais. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2015, p. 20.  


O estado de Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população indígena do Brasil. Nesse sentido, pode-se argumentar que 

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2018 Banca: FUNTEF-PR Órgão: IF-PR Prova: FUNTEF-PR - 2018 - IF-PR - Vestibular |
Q944527 História e Geografia de Estados e Municípios

Em abril de 2015, os professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná mobilizaram-se contra mecanismos de um projeto muito polêmico, encampado pelo governador Carlos Alberto Richa. O auge desse confronto deu-se no dia 29, quando a Polícia Militar do Paraná tratou os professores como inimigos de uma guerra, no episódio que ficou nacionalmente conhecido por “Massacre na Praça Nossa Senhora da Salete”. Sobre esse triste episódio, analise as alternativas:


I) O projeto transferia cerca de 30 mil aposentados com mais de 73 anos do Fundo Financeiro – bancado pelo governo estadual – para o Fundo Previdenciário – formado por contribuições dos servidores e do Estado – os dois fundos formam o Paraná-Previdência. A transferência ameaçava gerar um déficit no Fundo Previdenciário.


II) Os servidores defendiam, na época, que a mudança comprometeria o Fundo Previdenciário que, com o tempo, teria mais benefícios a pagar do que recursos. Já o governo alegava que a medida geraria uma economia de cerca de R$ 125 milhões para os cofres do Estado e a não aprovação da reestruturação poderia comprometer a remuneração dos professores.


III) Todavia, diante da violência imposta aos professores, os deputados da Assembleia Legislativa do Paraná ficaram sensibilizados e não aprovaram o referido projeto de lei.


Está(ão) correta(s) apenas:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q939471 História e Geografia de Estados e Municípios
O final do século XVI é marco inicial da formação do atual estado de Sergipe. Lutas entre colonizadores e índios, além da figura de Cristóvão de Barros, compuseram o enredo daquele momento histórico e suas consequências no tempo. A respeito desse assunto, julgue o item correto.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q938891 História e Geografia de Estados e Municípios
Durante a década de 1930, três organizações: a LEC (Liga Eleitoral Católica), a LCT (Legião Cearense do Trabalho) e os COC (Círculos Operários Católicos) tiveram grande atuação na atividade política no estado do Ceará, utilizando, para tanto, o veículo de comunicação O Nordeste, jornal que circulou entre 1922 e 1967, contribuindo para a manutenção das estruturas de poder. Sobre essas associações, é correto afirmar que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q931430 História e Geografia de Estados e Municípios
Sobre a História e a Geografia do Oeste e Sudoeste Paranaense e/ou elementos que impactam na sua história, é INCORRETO afirmar.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: A
5: B