Questões de Vestibular Comentadas por alunos sobre max weber e a ação social em sociologia

Foram encontradas 34 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2064876 Sociologia
A estratificação social diz sobre a divisão como indivíduos e grupos de uma sociedade se estruturam: seja em classes, sejam castas, estamentos e, mesmo, partidos, para expor apenas os exemplos trabalhados por Max Weber. A estruturação que ordena a estratificação social de uma sociedade é dada pelo modo como se distribui o poder entre esses diferentes tipos de agrupamentos, poder que pode ser do tipo econômico, religioso ou de outros tipos. Na perspectiva weberiana, as classes se organizam em torno do poder econômico; as castas indianas e os estamentos do medievo europeu, por poderes religiosos, morais, honrarias e tradições; os partidos, pelo grau de poder político que conseguem acumular e deter. Em síntese, existe, na estratificação social de cada sociedade, uma estruturação a partir do tipo de poder (econômico, religioso, moral, tradicional, político) que divide, separa e conforma a estrutura social e seus agrupamentos coletivos.
Partindo do exposto, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q1860460 Sociologia

O poder do Estado moderno, para Max Weber (1864-1920), está fundado em uma estrutura típica de dominação legítima que é racional-legal e, em seus princípios, tem a possibilidade de encontrar obediência dos governados através de uma organização idealmente burocrática, normativa e impessoal. Segundo este teórico, a burocracia do Estado é fruto próprio do processo de racionalização que embasa todas as dimensões da vida na modernidade e, justamente, identifica e estrutura as formas de dominação racional-legal de nossa época.


Considerando o tipo de dominação racional-legal do Estado moderno, segundo Weber, avalie as seguintes afirmações:

I. A existência de regulamentações administrativas e normas jurídico-legais regem a organização das sociedades pelos Estados.

II. A dominação racional que estrutura, por exemplo, órgãos do Estado ocorre pela eleição de pessoas carismáticas em suas funções.

III. A obediência dos cidadãos aos ordenamentos estatais é gestada por uma condução pessoal da benevolência dos governantes.

IV. Para que exista legitimidade da dominação burocrático-racional do Estado, é preciso o consentimento por parte daqueles que obedecem.


Está correto o que se afirma somente em

Alternativas
Q1857080 Sociologia
Considere o seguinte excerto:
Em Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda desenvolve uma ideia em torno da qual constrói sua interpretação sociológica: a do “homem cordial”. Este seria o brasileiro típico, fruto da colonização portuguesa e representante conceitual da nossa sociedade. Acontece que, como a palavra “cordial” na linguagem comum tem o sentido de afável, afetuoso, a ideia do “homem cordial” ficou associada à concepção do brasileiro como gentil, hospitaleiro, pacífico. E Sérgio Buarque foi muito criticado por essa maneira de ver os brasileiros.
(O’DONNEL, Júlia et al. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2018. p. 346-347.)
A partir da reflexão acima, é correto afirmar que para Sérgio Buarque de Holanda a “cordialidade” designa:
Alternativas
Q1802476 Sociologia
Max Weber tratou da relação na história humana entre religiões e o desenvolvimento da racionalização da vida moderna. Na verdade, ele investigou algumas das principais religiões mundiais e mesmo, mais precisamente, algumas de suas doutrinas, e encontrou uma conexão de sentido histórica com o processo de racionalização da vida econômica, a qual é própria da organização da vida material das sociedades capitalistas modernas.
Para Weber, as religiões, ou doutrinas religiosas, que possuem conexão de sentido com as origens racionais do capitalismo moderno são o
Alternativas
Ano: 2015 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2015 - UNICENTRO - VESTIBULAR DE 2016 - Sociologia |
Q1799806 Sociologia
Leia o texto a seguir.
Uma conduta plural – de várias pessoas – que, pelo sentido que encerra, se apresenta como reciprocamente referida, orientando-se por essa reciprocidade.
(CASTRO, A. M.; DIAS, E. F. Introdução ao Pensamento Sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado, 1975. p.119.)
Com base nos conhecimentos sobre a teoria sociológica de Max Weber, assinale a alternativa que nomeia, corretamente, o conceito explicitado pelo texto.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: D
5: E