Questões da Prova VUNESP - 2011 - UNESP - Vestibular - Segundo Semestre
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A grande migração transatlântica,
final do séc. XIX e início do séc. XX
Analise as cinco afirmações feitas a respeito do tema estampado no mapa:
I. Durante esse período, a América Central se transformou numa importante região imigratória.
II. O Japão e a China também participaram deste período, com expressivo contingente populacional se deslocando para a América do Sul.
III. O maior contingente migratório se deslocou para os Estados Unidos, saindo principalmente da Grã-Bretanha e da Itália.
IV. O fim gradual da escravidão no continente americano e a demanda por mão de obra para substituir os escravos, associada à primeira revolução dos transportes, constituiram elementos que estimularam e intensificaram o fluxo migratório europeu.
V. No final do século XIX, muitos europeus emigraram em direção ao continente americano para fugir das crises agrícolas, da pobreza e das perseguições.
Estão corretas apenas as afirmações:
Observe a figura.
Mapa da Mesopotâmia
É o mapa mais antigo que sobreviveu até hoje, foi encontrado na região da Mesopotâmia e representa o mapa de Ga-Sur. Desenhado por volta de 2300 a.C., em um tablete de argila cozida, medindo 7 centímetros, tão pequeno que cabe na palma da mão, ele representa o rio Eufrates cercado por montanhas.
(Ceurio de Oliveira. Cartografia Histórica, 2000. Adaptado.)
A indicação do mapa e o texto demonstram que essa região
histórica e geográfica está, hoje, localizada
No Rio de Janeiro, é recuperada, desde o início deste mês, uma das mais importantes obras de arte do Brasil. Os painéis Guerra e Paz, do pintor Cândido Portinari, são compostos de duas imensas pinturas a óleo sobre madeira compensada que totalizam 280 metros quadrados. Finalizadas em 1956, as pinturas foram doadas no ano seguinte à Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, para que o mundo apreciasse o significado da paz, segundo o compreendia o artista. No local, é possível observar também objetos pessoais do pintor, seus pincéis, óculos, blocos de rascunhos, cartas e documentos. Essas foram ferramentas utilizadas por Portinari para representar seu engajamento na luta mundial pela pacificação entre as nações. Guerra e Paz é fruto de um século massacrado por dois conflitos mundiais.
(Carta Capital, 23.02.2011. Adaptado.)
Essas pinturas foram finalizadas e doadas à ONU durante
Do arquipélago colonial ao território do estado
A partir do mapa, são feitas as seguintes afirmações:
I. Imensa colônia de um pequeno Estado europeu, o território do Brasil colonial foi resultado da partilha de 1494 entre as duas potências ibéricas.
II. O Brasil colonial não era uma construção contínua, uma vez que as capitanias, relativamente independentes umas das outras, mantinham um laço direto com a metrópole.
III. A localização de quatro áreas de evangelização de indígenas pelos jesuítas estavam distribuídas na fronteira dos territórios portugueses e espanhóis.
IV. A característica do relevo sul-americano possibilitou o rápido avanço populacional tanto do lado Atlântico como do Pacífico, o que evitou, na região central do continente, vazios demográficos desde 1650.
Estão corretas as afirmações
O sol se reparte em crimes
Espaçonaves guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou
(...)
Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e Brigitte Bardot...
(...)
Ela nem sabe até pensei
Em cantar na televisão
O sol é tão bonito
Eu vou...
(Caetano Veloso. Alegria, alegria, 1967.)
A letra da canção de Caetano Veloso, apresentada no III Festival da Música Popular Brasileira, em 1967, faz várias alusões ao contexto da época. Entre elas, podemos citar