Questões de Vestibular UEA 2025 para Vestibular - Conhecimentos Específico e Redação - Administração, Direito, Produção Audiovisual, Turismo, Música, Teatro, Dança, Pedagogia, Letras, Geogtafia e História
Foram encontradas 2 questões
O estado do Amazonas apresenta um conjunto de vulnerabilidades socioeconômicas que o posicionam entre as unidades federativas com os indicadores mais preocupantes do país. Dados do Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), evidenciam disparidades significativas em relação ao restante do território nacional, especialmente no que se refere à renda domiciliar per capita, à informalidade nas relações de trabalho e ao acesso a serviços públicos essenciais, como saúde e educação. A realidade socioeconômica amazonense é agravada por uma expressiva taxa de informalidade no mercado de trabalho, que atinge mais de 58% da população ocupada, e pela elevada dependência de políticas de transferência de renda, das quais aproximadamente um quarto da população é beneficiária.
(Daniel Castro Ferreira. Revista FT, no 146, 2025. Adaptado.)
Considerando o contexto apresentado pelo excerto, uma
política pública para amenizar a vulnerabilidade socioeconômica do estado do Amazonas seria, dentre outras,
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, citou a Argentina como exemplo entre países que estão se adaptando aos novos fundamentos, políticas e condições econômicas globais. Georgieva defendeu que acelerar reformas econômicas, regulatórias, fiscais e comerciais para remover barreiras ao crescimento é uma atitude positiva para enfrentar os novos desafios globais e acessar empréstimos de sua instituição. Em abril de 2025, o Conselho Executivo do FMI aprovou um programa de socorro à Argentina. O acordo prevê um empréstimo de US$ 20 bilhões. De imediato, US$ 12 bilhões serão desembolsados. As demais parcelas serão pagas mediante revisões periódicas, caso todos os requisitos sejam cumpridos.
(Laís Adriana. www.estadao.com.br, 17.04.2025. Adaptado.)
As declarações da diretora-gerente do FMI demonstram que
a Argentina está alinhada com os interesses da Instituição
por meio