Questões de Vestibular EINSTEIN 2025 para Vestibular - Conhecimentos Gerais e Redação - 2º Semestre

Foram encontradas 2 questões

Q4115807 História
O paulista Fernão Dias Paes Leme, depois de se preparar longamente, em 1674 partiu para o sertão em busca da lendária serra das Esmeraldas: o Sabarabuçu. Sua expedição contava com aproximadamente seiscentos homens, sendo quarenta brancos (ou mamelucos) e os demais indígenas.
(Carla Maria Carvalho de Almeida e Mônica Ribeiro de Oliveira. “Conquista do centro-sul”. In: João Luís Roberto Fragoso e Maria de Fátima Gouvêa. O Brasil Colonial, 2018. Adaptado.)
Na América portuguesa, as expedições, como a referida pelo excerto, implicaram a
Alternativas
Q4115809 História
O Plano de Metas foi o primeiro e o mais ambicioso programa de modernização já apresentado ao país. Com ele, Juscelino Kubitschek (JK) dava concretude ao slogan que animara a campanha presidencial — a promessa de que sob seu comando o Brasil cresceria “cinquenta anos em cinco” —, e se propôs a efetuar uma mudança estrutural na capacidade produtiva nacional. O Plano de Metas fez do governo de JK um sucesso.
(Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia, 2015. Adaptado.)
Esse programa de modernização do Brasil estimulava a
Alternativas
Respostas
1: E
2: D