Questões de Vestibular UNESP 2016 para Vestibular - Primeiro Semestre
Foram encontradas 4 questões
Ano: 2016
Banca:
VUNESP
Órgão:
UNESP
Prova:
VUNESP - 2016 - UNESP - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q809346
Conhecimentos Gerais
Texto associado
A industrialização contemporânea requer investimentos
vultosos. No Brasil, esses investimentos não podiam
ser feitos pelo setor privado, devido à escassez de capital
que caracteriza as nações em desenvolvimento. Além disso,
o crescimento econômico do Brasil, um recém-chegado
ao processo de modernização, processou-se em condições socioeconômicas diferentes. Um efeito internacional
de demonstração, na forma de imitação de padrões de
vida, entre países ricos e pobres, e entre classes ricas e
pobres dentro das nações, resultou em pressões significativas
sobre as taxas de crescimento para diminuir a
diferença entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento.
Em vista das aspirações de melhores padrões de
vida, o governo desempenhou um papel importante no
crescimento econômico recente do Brasil.
(Carlos Manuel Peláez e Wilson Suzigan.
História monetária do Brasil, 1981. Adaptado.)
De acordo com o texto, uma das particularidades do processo
de industrialização brasileira é
Ano: 2016
Banca:
VUNESP
Órgão:
UNESP
Prova:
VUNESP - 2016 - UNESP - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q809363
Conhecimentos Gerais
Texto 1
Estamos em uma situação aterradora: dos lados da
direita e da esquerda há ausência de pensamento. Você
conversa com alguém da direita e vê que ele é capaz de
dizer quatro frases contraditórias sem perceber as contradições.
Você conversa com alguém da extrema esquerda
e vê o totalitarismo que também opera com a ausência do
pensamento. Então nós estamos ensanduichados entre
duas maneiras de recusar o pensamento.
(Marilena Chaui. “Sociedade brasileira: violência e autoritarismo por
todos os lados”. Cult, Fevereiro de 2016. Adaptado.)
Texto 2
O fenômeno dos coletivos é um traço regressivo no
embate com a solidão do homem moderno. É uma tentativa,
canhestra e primitiva, de “voltar ao útero materno” para
ver se o ruído insuportável da realidade disforme do mundo
se dissolve porque grito palavras de ordem ou faço coisas
pelas quais eu mesmo não sou responsabilizado, mas sim
o “coletivo”, essa “pessoa” indiferenciada que não existe.
(Luiz Felipe Pondé. “Sapiens x abelhas”.
Folha de S.Paulo, 23.05.2016. Adaptado.)
Sobre os textos, é correto afirmar que
Ano: 2016
Banca:
VUNESP
Órgão:
UNESP
Prova:
VUNESP - 2016 - UNESP - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q809365
Conhecimentos Gerais
Quando estou dentro do cinema, tudo me parece
perfeito, como se eu estivesse dentro de uma máquina
de sensações programadas. Mergulho em suspense, em
medo, em vinganças sem-fim, tudo narrado como uma
ventania, como uma tempestade de planos curtos, tudo
tocado por orquestras sinfônicas plagiando Beethoven ou
Ravel para cenas românticas, Stravinski para violências e
guerras. Não há um só minuto sem música, tudo feito para
não desgrudarmos os olhos da tela. A eficiência técnica
me faz percorrer milhares de anos-luz de emoções e aventuras
aterrorizantes, que nos exaurem como se fôssemos
personagens, que nos fazem em pedaços espalhados
pela sala, junto com os copos de Coca-Cola e sacos de
pipocas. Somos pipocas nesses filmes.
(Arnaldo Jabor. “A guerra das estrelas”.
O Estado de S.Paulo, 18.11.2014. Adaptado.)
Esse texto pode ser corretamente considerado
Ano: 2016
Banca:
VUNESP
Órgão:
UNESP
Prova:
VUNESP - 2016 - UNESP - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q809368
Conhecimentos Gerais
Nossa felicidade depende daquilo que somos, de nossa
individualidade; enquanto, na maior parte das vezes,
levamos em conta apenas a nossa sorte, apenas aquilo
que temos ou representamos. Pois, o que alguém é para
si mesmo, o que o acompanha na solidão e ninguém lhe
pode dar ou retirar, é manifestamente mais essencial para
ele do que tudo quanto puder possuir ou ser aos olhos dos
outros. Um homem espiritualmente rico, na mais absoluta
solidão, consegue se divertir primorosamente com seus
próprios pensamentos e fantasias, enquanto um obtuso,
por mais que mude continuamente de sociedades,
espetáculos, passeios e festas, não consegue afugentar
o tédio que o martiriza.
(Schopenhauer. Aforismos sobre a sabedoria de vida, 2015. Adaptado.)
Com base no texto, é correto afirmar que a ética de
Schopenhauer