Questões de Vestibular UPE 2021 para Vestibular - 1º Fase - 2º Dia

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2021 Banca: UPENET/IAUPE Órgão: UPE Prova: UPENET/IAUPE - 2021 - UPE - Vestibular - 1º Fase - 2º Dia |
Q1680853 História

Analise a imagem e leia o texto a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

“Em uma de suas Aulas-Espetáculo, o escritor Ariano Suassuna apresentou o cartaz de uma exposição comemorativa que dizia: "Arte no Brasil: uma história de cinco séculos". Em sua opinião, a frase é preconceituosa por só considerar arte brasileira o que foi feito depois da chegada dos portugueses. E para mostrar o equívoco da mensagem, exibiu uma foto da Pedra do Ingá – considerada por ele o primeiro documento de comunicação do Nordeste e uma das esculturas mais importantes do país”.

LEITE, Sylvia. Pedra do Ingá: arte brasileira com muito mais de 500 anos.

Disponível em: https://www.fundaj.gov.br/index.php/educacao-contextualizada/9795-pedra-do-inga-arte-brasileiracom-muito-mais-de-500-anos. Acesso em: 07 ago. 2020


Sob a perspectiva historiográfica acerca do Brasil pré-cabralino, a imagem e o texto representam

Alternativas
Ano: 2021 Banca: UPENET/IAUPE Órgão: UPE Prova: UPENET/IAUPE - 2021 - UPE - Vestibular - 1º Fase - 2º Dia |
Q1680854 História
“Mandioca, mandioca-mansa, macaxeira, aipim e vários outros nomes no Brasil. Existem muitas formas para designar a espécie Manihot esculenta, que produz uma raiz rica em amido e foi domesticada há cerca de 9 mil anos. Estudos genéticos e arqueológicos indicam que isso ocorreu na região do Alto Rio Madeira, no atual estado de Rondônia.” Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-agrarias/forma-mais-popular-da-mandioca-e-consumida-ha-9-mil-anos/ Acesso em: 07 ago. 2020.

Com base no texto, uma característica da economia agrícola no Brasil pré-cabralino foi a
Alternativas
Respostas
1: D
2: D