Questões de Vestibular UNIR 2010 para Vestibular - Segunda Fase

Foram encontradas 7 questões

Ano: 2010 Banca: UNIR Órgão: UNIR Prova: UNIR - 2010 - UNIR - Vestibular - Segunda Fase |
Q1377809 Física

Um gás ideal sofre três processos termodinâmicos consecutivos, como mostra o diagrama PV abaixo: isotérmico entre os estados 1 e 2, adiabático entre os estados 2 e 3 e novamente isotérmico entre os estados 3 e 4.


Imagem associada para resolução da questão


A partir das informações dadas, assinale a afirmativa correta.


Alternativas
Ano: 2010 Banca: UNIR Órgão: UNIR Prova: UNIR - 2010 - UNIR - Vestibular - Segunda Fase |
Q1377810 Física
Um sistema massa-mola oscila em MHS com período de 2 s. Qual será o período se a massa do corpo ligado à mola for quadruplicada?
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UNIR Órgão: UNIR Prova: UNIR - 2010 - UNIR - Vestibular - Segunda Fase |
Q1377811 Física
A figura abaixo ilustra esquematicamente o equipamento para controle de qualidade de álcool utilizado em bombas de abastecimento do combustível. O equipamento é composto por uma câmara com álcool, cujo nível está indicado por uma seta horizontal, e por uma cápsula de vidro parcialmente imersa que possui marcada uma coluna vertical. O limite superior da coluna vertical não pode estar acima do nível de álcool para que o produto esteja dentro da especificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
Imagem associada para resolução da questão
Sobre o equipamento e seu funcionamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O equipamento indicará que o produto (álcool) estará fora da especificação quando sua densidade for maior que a permitida. ( ) A força de empuxo que a cápsula sofrerá será tanto maior quanto maior for a densidade do álcool. ( ) O peso da cápsula e a força de empuxo sofrida pela cápsula serão iguais apenas quando o álcool tiver a densidade limite entre as duas situações (dentro e fora da especificação).
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UNIR Órgão: UNIR Prova: UNIR - 2010 - UNIR - Vestibular - Segunda Fase |
Q1377812 Física
O famoso físico alemão Albert Einstein, em 1905, usando um argumento idealizado por seu compatriota, o físico Max Plank, explicou o fenômeno em que elétrons são arrancados de metais quando estes são expostos a ondas eletromagnéticas de determinadas frequências (efeito fotoelétrico). Esse feito contribuiu para o surgimento de uma nova área da Física denominada:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UNIR Órgão: UNIR Prova: UNIR - 2010 - UNIR - Vestibular - Segunda Fase |
Q1377813 Física
A coluna da esquerda apresenta três equipamentos elétricos e a da direita, nomes de leis ou efeito físico importantes para se entender o funcionamento desses equipamentos. Numere a coluna da direita de acordo com a esquerda.A coluna da esquerda apresenta três equipamentos elétricos e a da direita, nomes de leis ou efeito físico importantes para se entender o funcionamento desses equipamentos. Numere a coluna da direita de acordo com a esquerda.
1 – Chuveiro elétrico 2 – Dínamo elétrico 3 – Motor elétrico
( ) Lei de Faraday ( ) Lei de Ampère ( ) Efeito Joule

Marque a sequência correta.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UNIR Órgão: UNIR Prova: UNIR - 2010 - UNIR - Vestibular - Segunda Fase |
Q1377814 Física
Uma das regras da direção defensiva é não frear ao fazer curvas. O motivo é que, em pistas horizontais, a força de atrito entre o pneu e o asfalto é, praticamente, a única responsável pelas mudanças na velocidade do automóvel, tanto na redução de seu módulo, como em direção (a aceleração centrípeta, se constante e não havendo componente tangencial, mantém o automóvel em movimento circular uniforme). Em relação às formas de aumentar a segurança em curvas, marque V para as afirmativas que trazem explicações físicas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) Construir nas curvas pistas com um declive em direção ao seu centro de curvatura de modo que a força centrípeta seja uma componente da força peso. ( ) Impor a redução da velocidade antes da curva de modo a reduzir a força centrípeta necessária para fazer a curva. ( ) Aumentar o coeficiente de atrito entre o pneu e o asfalto de modo a diminuir a dependência da força centrífuga com o atrito.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: UNIR Órgão: UNIR Prova: UNIR - 2010 - UNIR - Vestibular - Segunda Fase |
Q1377815 Física
A atleta brasileira Fabiana Murer, em 2010, quebrou o recorde sul-americano na modalidade salto com vara, com a marca de 4,85 m. O salto com vara é um esporte olímpico no qual os competidores, após uma corrida de no mínimo 45 metros, usam uma vara longa e flexível para se projetar por sobre uma barra elevada. Considerando o princípio de conservação da energia mecânica, pode-se afirmar que, desde a corrida até o momento em que a atleta passou a barra elevada, a ordem para as conversões de energia foi:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: B
5: C
6: A
7: D