Questões de Vestibular UNIOESTE 2019 para Vestibular - 2ª Etapa - Tarde

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2019 Banca: UNIOESTE Órgão: UNIOESTE Prova: UNIOESTE - 2019 - UNIOESTE - Vestibular - 2ª Etapa - Tarde |
Q1303748 Sociologia
Leia o texto seguinte, extraído do livro Quarto de Despejo: diário de uma favelada (10ª edição, São Paulo, Ática, 2014, pág. 44), escrito por Carolina Maria de Jesus (1914- 1977):

“27 de maio... Percebi que no Frigorífico jogam creolina no lixo, para o favelado não catar a carne para comer. Não tomei café, ia andando meio tonta. A tontura da fome é pior do que a do álcool. A tontura do álcool nos impele a cantar. Mas a da fome nos faz tremer. Percebi que é horrível ter só ar dentro do estômago. Comecei a sentir a boca amarga. Pensei: já não basta as amarguras da vida? Parece que quando eu nasci o destino marcou-me para passar fome”.

Após refletir sobre o texto lido, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UNIOESTE Órgão: UNIOESTE Prova: UNIOESTE - 2019 - UNIOESTE - Vestibular - 2ª Etapa - Tarde |
Q1303752 Sociologia
Sobre o processo de constituição da cidadania no Brasil, e tendo por base a visão de José Murilo de Carvalho expressa na obra A Cidadania no Brasil: o longo caminho (Editora Civilização Brasileira, 2001), analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

I. Trata-se de um processo linear mediado pelo Estado, no qual os direitos políticos vieram antes dos sociais. II. Trata-se de um processo linear com forte atuação da sociedade civil no qual os direitos civis surgiram primeiro III. Trata-se de um processo com idas e vindas o qual direitos sociais e políticos foram garantidos antes dos direitos civis. IV. O coronelismo e o clientelismo foram características da cultura política que influíram de maneira positiva no processo. V. O coronelismo e o clientelismo não influíram no processo.

Assim:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A