Questões de Vestibular UNIFOA 2018 para Vestibular - Segundo Semestre

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2018 Banca: UNIFOA Órgão: UNIFOA Prova: UNIFOA - 2018 - UNIFOA - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1793949 História
Abaixo, uma lista com algumas frases que foram pichadas nas paredes do país que, propositalmente, omitimos o nome e data. Representavam, com irreverência, a participação de determinados grupos sociais que contestavam a ordem vigente no país em questão, mas também nos dois lados do polarizado mundo da Guerra Fria. Estamos nos referindo a qual acontecimento, dentre as alternativas abaixo:
"Abaixo a sociedade de consumo." "A ação não deve ser uma reação, mas uma criação." "O agressor não é aquele que se revolta, mas aquele que reprime." "Amem-se uns aos outros." "Parem o mundo, eu quero descer." "Antes de escrever, aprenda a pensar." "A barricada fecha a rua, mas abre a via." "Corram camaradas, o velho mundo está atrás de vocês." "Proibido não colar cartazes." "A economia está ferida, pois que morra!" "A emancipação do homem será total ou não será." "A imaginação toma o poder." "É proibido proibir." "A liberdade do outro estende a minha ao infinito." "A mercadoria é o ópio do povo." "Fim da liberdade aos inimigos da liberdade." "O patrão precisa de ti, tu não precisas do patrão." "Quanto mais eu faço amor, mais tenho vontade de fazer a revolução. Quanto mais faço a revolução, mais tenho vontade de fazer amor." "Sejam realistas, exijam o impossível." "Milionários de todos os países, unam-se, o vento está mudando." "Não tomem o elevador, tomem o poder." 
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UNIFOA Órgão: UNIFOA Prova: UNIFOA - 2018 - UNIFOA - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1793957 História
O ano de 2018 assinala o bicentenário de nascimento daquele cuja obra é considerada, independente de posicionamentos ideológicos, a que mais aprofundadamente estudou e descreveu os mecanismos de funcionamento e reprodução da economia capitalista. O referido autor também é referência obrigatória nos campos da Filosofia, História e Sociologia. A frase “A história do mundo é a história da luta de classes”, cujo título da obra omitimos, oferece uma chave interpretativa para o entendimento do processo histórico a partir dos antagonismos entre as classes sociais nas mais diversas formas de organização econômico-social. Em tempos de forte polarização ideológica, corre-se o risco de não observar as contribuições de autores que se dedicaram a estudar a sociedade, e que o fizeram aproveitando todo o cabedal teórico anterior às suas produções.
O fragmento acima refere-se a:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B