Questões de Vestibular Unichristus 2016 para Vestibular, Primeiro Semestre - Medicina - Conhecimentos Específicos

Foram encontradas 5 questões

Q1403086 Química

Imagem associada para resolução da questão


A soldagem é a conexão permanente de peças ou materiais metálicos com a utilização de uma liga metálica, geralmente estanho e chumbo. A soldagem é eficaz para uma variedade ampla de metais, tais como o cobre, o zinco, o latão, a prata e o alumínio. É ideal para vários serviços: conexões de tubulações e de encanamentos, reparos de telhados metálicos, de fiação elétrica residencial, automotiva, aparelhos eletroeletrônicos, etc.

Solda estanho/chumbo: As ligas estanho/chumbo são as mais utilizadas. Nesses casos de solda, o conteúdo da liga é expresso em porcentagem de estanho e chumbo, com o conteúdo de estanho sempre listado primeiro. Por exemplo, solda para uso geral 60/40, tal como a Solda em Fio com Resina (189 MSX 10), tem 60% de estanho e 40% de chumbo.

Disponível em: <http://www.soldabest.com.br/tecnicas_soldagem.htm>. Acesso em: 10 de agosto de 2016.


Relacionado ao assunto relatado no texto, pode-se afirmar que

Alternativas
Q1403088 Química

Imagem associada para resolução da questão


A solução de Manitol é indicada para promoção da diurese (produção de urina pelos rins); na prevenção da falência renal aguda (perda repentina da capacidade dos rins em realizar suas funções) durante cirurgias cardiovasculares e/ou após trauma; na redução da pressão intracraniana e no tratamento do edema cerebral; na redução da pressão intraocular elevada quando esta não pode ser reduzida por outros meios; no ataque de glaucoma; na promoção da excreção urinária de substâncias tóxicas; no edema cerebral de origem cardíaca e renal.

Disponível em:<http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=8323132013&pIdAnexo=1812989>. Acesso em: 27 de julho de 2016.


A análise dos dados apresentados permite inferir que, na preparação de uma bolsa plástica de 500 mL, será(ão) necessário(s)

Alternativas
Q1403095 Química

SORO CASEIRO PODE SALVAR VIDAS


De acordo com a revista científica britânica The Lancet, a descoberta de que o transporte de sódio e glicose ao intestino delgado acelera a absorção de glicose e água é talvez o mais importante avanço médico do século passado.

Em 1968, pesquisadores em Bangladesh e na Índia descobriram que a adição de glicose à água e o sal em proporções adequadas ajudavam o líquido a ser absorvido por meio da parede intestinal. Assim, qualquer pessoa que sofria de diarreia poderia substituir líquidos perdidos e sais simplesmente bebendo essa solução. As primeiras aplicações ocorreram em 1971, durante a guerra da independência de Bangladesh, quando surtos de cólera varreram campos de refugiados. Das 3.700 vítimas tratadas com a solução, mais de 96% sobreviveram.

Disponível em:<http://doutissima.com.br/2014/04/26/como-fazer-osoro-caseiro-5526/> . Acesso em: 7 de agosto de 2016.


De acordo com o texto anterior, o soro caseiro reidrata, e isso ocorre porque, em relação aos líquidos eletrolíticos do organismo, ele é uma solução

Alternativas
Q1403098 Química

Imagem associada para resolução da questão


    As soluções injetáveis de glicose nas concentrações de 5% e 10% são indicadas como fonte de água, calorias e diurese osmótica. As soluções de glicose de 5 a 10% são indicadas em casos de desidratação, reposição calórica, nas hipoglicemias (diminuição do nível de glicose no sangue) e como veículo para diluição de medicamentos compatíveis. A solução de glicose 5% é frequentemente a concentração empregada na depleção de fluido, sendo usualmente administrada através de uma veia periférica. Já as soluções de glicose de concentrações mais elevadas, como a glicose 10%, por serem hiperosmóticas, são usadas geralmente como uma fonte de carboidratos. Dessa maneira, a glicose é a fonte preferida de carboidratos em regimes parenterais de nutrição, sendo frequentemente usada também em soluções de reidratação para prevenção e/ou tratamento da desidratação, ocasionada pela diarreia.

Disponível em:<http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNu Transacao=9188632013&pIdAnexo=1847480>. Acesso em: 7 de agosto de 2016.


De acordo com o texto anterior, para atender à prescrição médica de uma hidratação venosa contendo 100 mL de soro glicosado a 8%, a quantidade, em volume, das duas soluções mencionadas no texto que devem ser misturadas será, respectivamente, 

Alternativas
Q1403102 Química

    O leite de magnésia é o nome comercial da suspensão aquosa do hidróxido de magnésio, numa concentração de aproximadamente 7,25 % em massa. A principal aplicação desse líquido branco e espesso é como antiácido e laxante.

    Porém, existe outra finalidade para esse produto que tem ganhado cada vez mais adeptos: o seu uso como desodorante. [...] As nossas glândulas écrinas e epócrinas secretam o suor, que é constituído basicamente de água (99%), cloreto de sódio, ácidos carboxílicos de baixa massa molar, ureia, sais de ferro, potássio, amônio, ácido lático, proteínas e outros componentes. A sua função é regular a temperatura corporal e eliminar metabólitos. O suor é então eliminado pelas glândulas sudoríparas, inicialmente sem nenhum odor desagradável. Porém, na nossa pele, existem bactérias que metabolizam as substâncias do suor e produzem alguns compostos de cheiro ruim, tais como ácido butírico (ácido butanoico tem o cheiro de manteiga rançosa), ácido caproico (ácido hexanoico é o popular “cheiro de bode”) e outros associados a aminas e mercaptana.

Disponível em:<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/leite-magnesia-acaba-com-odor-nas-axilas.htm>. Acesso em: 10 de agosto de 2016.


Considerando que, em um dia, a quantidade de ácido caproico eliminado no suor de um ser humano adulto é de 2,32 mg, qual a massa mínima de leite de magnésia que deve ser usada diariamente para neutralizar completamente esse ácido? 


Dados: M (C6H12O2) = 116 g/mol;

M [Mg(OH)2] = 58 g/mol. 

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: C
5: C