Questões de Vestibular UNEMAT 2017 para Vestibular - Segundo Semestre
Foram encontradas 2 questões
Ano: 2017
Banca:
UNEMAT
Órgão:
UNEMAT
Prova:
UNEMAT - 2017 - UNEMAT - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1262621
Filosofia
O ponto de partida de Hume, como o dos demais
empiristas, é a tese segundo a qual nossas ideias sobre
o real se originam de nossa experiência sensível. A
percepção é considerada como critério de validade dessas ideias, que, quanto mais próximas da percepção
que as originou, mais nítidas e fortes são, ao passo que,
quanto mais abstratas e remotas, menos nítidas se
tornam, empalidecendo e perdendo sua força.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos présocráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. (Adaptado)
Segundo Danilo Marcondes, o empirismo de David Hume argumenta a favor da
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos présocráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. (Adaptado)
Segundo Danilo Marcondes, o empirismo de David Hume argumenta a favor da
Ano: 2017
Banca:
UNEMAT
Órgão:
UNEMAT
Prova:
UNEMAT - 2017 - UNEMAT - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1262622
Filosofia
Há elementos para acreditar que, embora os
meios que o progresso técnico e científico colocou à
disposição dos homens tenha um alcance incalculável, a
capacidade de servir-se de tais meios para promover os
fins mais compatíveis com a dignidade e a felicidade
humanas é limitada. Para Descartes, a sabedoria deveria
aproximar meios e fins. Mas a experiência nos ensinou
que o progresso do saber nem sempre caminha junto
com o progresso da sabedoria e que os homens por
vezes parecem ter dificuldades para lidar com os frutos
do conhecimento: os produtos da ciência ameaçam
voltar-se contra nós.
LEOPOLDO E SILVA, Franklin. Descartes, a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 1993. (Adaptado)
Ao criticar o modelo de ciência desenvolvido a partir da filosofia de Descartes, o texto propõe que a ciência deve
LEOPOLDO E SILVA, Franklin. Descartes, a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 1993. (Adaptado)
Ao criticar o modelo de ciência desenvolvido a partir da filosofia de Descartes, o texto propõe que a ciência deve