Questões de Vestibular UNEB 2018 para Vestibular - Matemática/ Ciências da Natureza

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2018 Banca: UNEB Órgão: UNEB Prova: UNEB - 2018 - UNEB - Vestibular - Matemática/ Ciências da Natureza |
Q1284601 Matemática

Bahia faz homenagem às personalidades negras nas camisas

Depois de homenagear grandes nomes negros já falecidos no jogo contra a Chapecoense, o Bahia estampou nomes de notáveis vivos na partida de 14 de novembro de 2018 pela 34ª rodada do Brasileirão. A ação dá continuidade às ações relacionadas a novembro, mês da consciência negra. Os escolhidos estão relacionados ao lado e todos os nomes estarão nas camisas dos jogadores escalados para o jogo. (por Ulisses Gama, texto Adaptado).

O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras, na década de 1930. O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país. As equipes são formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) e 7 jogadores, no máximo, como reservas.

Considerando-se que a escolha dos nomes dos homenageados nas camisas dos jogadores para partida de 14 de novembro de 2018 tenha sido aleatória, a probabilidade de escolher, Gilberto Gil para a camisa número 1 e Tia Má para a camisa número 12 foi de
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UNEB Órgão: UNEB Prova: UNEB - 2018 - UNEB - Vestibular - Matemática/ Ciências da Natureza |
Q1284605 Matemática

Como as ‘fake news’ no WhatsApp levaram um povoado a linchar e queimar dois homens inocentes

Moradores registraram com o celular o momento em que Ricardo e Alberto foram mortos.

Boatos sobre sequestros de crianças se espalharam pelo WhatsApp em uma pequena cidade no México. A notícia era falsa, mas uma multidão espancou e queimou vivos dois homens antes de alguém checar sua veracidade.

Cerca de 96% das fake news no Brasil são compartilhadas via WhatsApp

Há grandes chances de você se deparar com um conteúdo falso na Internet enquanto navega normalmente ou quem sabe por meio daquele grupo da sua família no WhatsApp. Segundo estimativa da PSafe, 8,8 milhões de pessoas no Brasil teriam sido impactadas por fake news nos três primeiros meses deste ano. A companhia de segurança informou que usuários do seu sistema de segurança foram impedidos de acessar mais de 2,9 milhões de fake news.

Na comparação com o quarto trimestre de 2017, o crescimento na disseminação de conteúdos falsos foi de quase 12%, sendo o WhatsApp o meio favorito para esta proliferação – 95,7% das Fake News tiveram o aplicativo de mensagens como disseminador, diz o laboratório de segurança dfndr lab, onde três em cada quatro usuários que acessaram essas notícias são das regiões Sudeste (47%) e Nordeste (28%) do País. Em seguida, vêm as regiões Norte (10%), Sul (8%) e Centro-Oeste (7%). Além disso, mais de 55% de todas as fake news bloqueadas estavam concentradas em cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. “O fato de as notícias falsas dependerem de uma geração de escala relevante – atingindo um número de pessoas elevado em um curto período – favorece sua proliferação em centros com grandes populações”, explica o diretor do laboratório, Emílio Simon.

Considerando a proposição: “95,7% das Fake News são disseminadas por meio do WhatsApp, e 3 em cada 4 pessoas que acessam essas notícias são das regiões Sudeste e Nordeste”.

De acordo com a Lógica, pode-se afirmar:

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Respostas
1: A
2: A