Questões de Vestibular UFU-MG 2024 para Vestibular - Segundo Semestre 2024

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2024 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2024 - UFU-MG - Vestibular - Segundo Semestre 2024 |
Q3355022 Sociologia
Não obstante, a indústria cultural permanece a indústria do divertimento. [...] A diversão é o prolongamento do trabalho sob o capitalismo tardio. Ela é procurada pelos que querem se subtrair aos processos de trabalho mecanizado, para que estejam de novo em condições de enfrentá‐lo. [...] O prazer congela‐se no enfado, pois que, para permanecer prazer, não deve exigir esforço algum, daí que deva caminhar estreitamente no âmbito das associações habituais. O espectador não deve trabalhar com a própria cabeça; o produto prescreve toda e qualquer reação: não pelo seu contexto objetivo — que desaparece tão logo se dirige à faculdade pensante — mas por meio de sinais. Toda conexão lógica que exija alento intelectual é escrupulosamente evitada. Os desenvolvimentos devem irromper em qualquer parte possível da situação precedente, e não da idéia do todo.
ADORNO, Theodore. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p. 18-19.

Sobre a noção de Indústria Cultural na Escola de Frankfurt, descrita acima por Adorno, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2024 - UFU-MG - Vestibular - Segundo Semestre 2024 |
Q3355038 Sociologia
Considere a charge abaixo.

Captura_de tela 2025-05-27 104044.png (357×261)

Disponível em: https://blogdoaftm.com.br/charge-aumento-da-populacao-de-rua/. Acesso em: 25 nov. 2023.

Assinale a alternativa que constitui o problema social urbano representado na charge acima.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2024 - UFU-MG - Vestibular - Segundo Semestre 2024 |
Q3355087 Sociologia
    Enquanto os movimentos feministas atuais defendem a questão da igualdade dos homens e das mulheres, rastreando preconceitos relativos à inferioridade do sujeito “mulher”, denunciando a iniquidade de sua condição, produzindo um novo saber sobre as mulheres e desqualificando o chamado “conhecimento verdadeiro” , as mulheres pertencentes ao Feminismo Camponês e Popular trazem à tona, em suas pautas, a questão do patriarcado e das desigualdades de classes. O que lhes interessa, a princípio nessa luta, é que as atividades femininas sejam valorizadas, tanto quanto as consideradas produtivas e realizadas pelos homens, uma vez que elas também trabalham nessas atividades rentáveis, e todo seu esforço segue sendo depreciativamente considerado uma “ajuda”.

NASCIMENTO DA SILVA, L.. Campesinato, Grupo Doméstico e Gênero: o cotidiano de vaqueiros e mulheres no interior cearense. Revista Homem, Espaço E Tempo, Acaraú, UVA, v.15, n.2, p. 63–82, 2022.

O trecho acima destaca como o movimento social “Feminismo Camponês e Popular”
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2024 - UFU-MG - Vestibular - Segundo Semestre 2024 |
Q3355089 Sociologia
    O uso de bens públicos em benefício particular, geralmente praticado por detentores de cargos públicos no exercício de seus mandatos, ou por meio de influência política, configura um caso de 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2024 - UFU-MG - Vestibular - Segundo Semestre 2024 |
Q3355090 Sociologia
    A moda constitui-se em um movimento social em que existem padrões e modos de vestir a serem imitados e, quando estes modelos se difundem sobremaneira, igualando mais do que representando as distinções, há um movimento de renovação na moda. Portanto, a hegemonia de um hábito vestimentar seria o fim do fenômeno da moda, já que as roupas não mais serviriam como signos distintivos entre pessoas e grupos – de pertenças diversas – no espaço social. O movimento de transformação da moda é então acionado e segue reestruturando-se periodicamente e produzindo novas tendências em relação aos padrões de vestuário anteriormente adotados com a finalidade de se perpetuar o fenômeno da moda.

DULCI, Luciana Crivellari. Moda e modas no vestuário. Revista de História, São Paulo, ANPUH, v. 1, p. 1-27, 2019.

    Valendo-se das ideias de Durkheim, poderíamos empregar o conceito de fato social para demonstrar como
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2024 - UFU-MG - Vestibular - Segundo Semestre 2024 |
Q3355093 Sociologia
    A nova lei, sancionada por Lula, prevê que é obrigatória a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens, para a realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função.

Disponível em: https://g1.globo.com/. Acesso em: 03 Jul. 2023.

    A notícia acima permite perceber que, no Brasil, a desigualdade social é parte fundamental da estrutura social, sendo que seus efeitos
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: C
5: C
6: C