Questões de Vestibular UFU-MG 2024 para Vestibular - Segundo Semestre 2024

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2024 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2024 - UFU-MG - Vestibular - Segundo Semestre 2024 |
Q3355008 Biologia
    Os três órgãos vegetais básicos são as raízes, os caules e as folhas. Esses órgãos têm várias adaptações evolutivas. A coluna da esquerda descreve características evolutivas; a da direita traz exemplos de organismos que as representam.

Adaptações evolutivas 
I. Raízes de reserva que armazenam nutrientes e água.
II. Estolões: caules horizontais que crescem ao longo da superfície do solo.
III. Tubérculos: extremidades ampliadas de rizomas ou estolões.
IV. Pneumatóforos também conhecidos como raízes aéreas, pois permitem a obtenção de oxigênio. 
V. Folhas de reserva porque são folhas modificadas que armazenam nutrientes. 
VI. Raízes escoras porque sustentam plantas altas e pesadas na parte superior.

Organismos
1. Árvores do mangue
2. Milho
3. Beterraba 
4. Cebola
5. Batata
6. Morango

    Assinale a alternativa com a associação correta entre as colunas. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2024 - UFU-MG - Vestibular - Segundo Semestre 2024 |
Q3355010 Biologia
Sobre as adaptações evolutivas nos amniotas, considere as asserções a seguir.

I. O alantoide é o local de trocas gasosas, e o líquido dentro do âmnio protege fisicamente o embrião em desenvolvimento.
II. O córion, que dispõe dos resíduos no ovo dos répteis, é incorporado ao cordão umbilical nos mamíferos.
III. No cordão umbilical, o alantoide forma os vasos sanguíneos que transportam oxigênio e nutrientes da placenta para o embrião e remove do embrião dióxido de carbono e compostos nitrogenados.
IV. O saco vitelínico encerra o vitelo dentro do ovo dos répteis. Nos mamíferos, esse é o local em que se formam inicialmente os vasos sanguíneos, que mais tarde migram para o embrião propriamente dito.

São verdadeiras apenas as asserções
Alternativas
Respostas
1: B
2: A