Questões de Vestibular UFU-MG 2024 para Vestibular - Segundo Semestre 2024
Foram encontradas 88 questões
A seguir, são listadas características relacionadas ao equilíbrio hídrico de peixes ósseos marinhos, assim como características relacionadas aos peixes de água doce.
I. Excreção de íons de sal pelas brânquias.
II. Ingestão de íons de sal pelas brânquias.
III. Ganho osmótico de água pelas brânquias e por outras partes.
IV. Perda de água por osmose nas brânquias e em outras partes da superfície do corpo.
V. Excreção de íons de sal e quantidades grandes de água na urina diluída produzida pelos rins.
VI. Excreção de íons de sal e quantidades pequenas de água na escassa urina produzida pelos rins.
Assinale a alternativa que corresponde às características dos peixes marinhos ósseos.
Adaptações evolutivas
I. Raízes de reserva que armazenam nutrientes e água.
II. Estolões: caules horizontais que crescem ao longo da superfície do solo.
III. Tubérculos: extremidades ampliadas de rizomas ou estolões.
IV. Pneumatóforos também conhecidos como raízes aéreas, pois permitem a obtenção de oxigênio.
V. Folhas de reserva porque são folhas modificadas que armazenam nutrientes.
VI. Raízes escoras porque sustentam plantas altas e pesadas na parte superior.
Organismos
1. Árvores do mangue
2. Milho
3. Beterraba
4. Cebola
5. Batata
6. Morango
Assinale a alternativa com a associação correta entre as colunas.
REECE et.al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
A partir da interpretação dos resultados, assinale a alternativa correta.
I. O alantoide é o local de trocas gasosas, e o líquido dentro do âmnio protege fisicamente o embrião em desenvolvimento.
II. O córion, que dispõe dos resíduos no ovo dos répteis, é incorporado ao cordão umbilical nos mamíferos.
III. No cordão umbilical, o alantoide forma os vasos sanguíneos que transportam oxigênio e nutrientes da placenta para o embrião e remove do embrião dióxido de carbono e compostos nitrogenados.
IV. O saco vitelínico encerra o vitelo dentro do ovo dos répteis. Nos mamíferos, esse é o local em que se formam inicialmente os vasos sanguíneos, que mais tarde migram para o embrião propriamente dito.
São verdadeiras apenas as asserções
A membrana celular em repouso é mais permeável ao _____ do que ao _____. Apesar de o _____ contribuir pouco para o potencial de membrana em repouso, ele tem um papel-chave na geração de sinais elétricos em tecidos excitáveis. A concentração de _____ é 12 vezes maior no lado externo do que no lado interno da célula. Um potencial de ação ocorre quando _____ entra na célula. O potencial de membrana em repouso ocorre devido à alta permeabilidade da célula ao _____.
Ao preencher corretamente as lacunas, o íon que aparece com maior frequência é o
SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia Humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed. 2017.
Assinale a alternativa que apresenta o mesmo tipo de interação hormonal indicada no gráfico.
A via metabólica que representa a interação gênica descrita no trecho acima é
SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia Humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
A partir das informações dadas, considere as asserções a seguir.
I. A produção de espermatozoides aumenta no intervalo A-B devido aos níveis diminuídos de FSH e LH.
II. A diminuição dos níveis de LH e de FSH a partir do ponto A é decorrente da retroalimentação positiva da testosterona.
III. A produção de espermatozoides aumenta em direção ao final do intervalo B-C porque o FSH permitiu que a produção deles fosse retomada.
IV. No intervalo D-E, a produção de espermatozoides não aumenta significativamente.
Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções corretas.
SANTO AGOSTINHO, O Livre Arbítrio. São Paulo: Paulus, 1995, p.128.
O acesso perceptivo à realidade exterior e sensível oferece um obstáculo ao conhecimento do que é inteligível, pois o inteligível tem natureza distinta do sensível. Marque a alternativa correta acerca da resposta de Santo Agostinho a esse problema. Para ele, a realidade exterior contém em sua natureza a beleza da criação e, ao ser percebida pela alma, favorece a possibilidade do reconhecimento das verdades inteligíveis
[...] portanto, deve-se dizer que a existência de Deus e as outras verdades referentes a Deus, acessíveis à razão natural, como diz o Apóstolo, não são artigos de fé, mas preâmbulos dos artigos. A fé pressupõe o conhecimento natural, como a graça pressupõe a natureza, e a perfeição o que é perfectível. No entanto, nada impede que aquilo que, por si, é demonstrável e compreensível, seja recebido como objeto de fé por aquele que não consegue apreender a demonstração.
TOMÁS DE AQUINO, Suma Teológica. São Paulo: Loyola, 2009, p.165. V.1.
Tomando como referência o excerto acima, assinale a alternativa correta.
VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002, p.71
Considerando as principais teorias sobre o surgimento da filosofia, o texto acima se refere à teoria
DESCARTES, R. Meditações sobre Filosofia Primeira. Campinas: Unicamp, 2004, p. 39.
Sobre a trajetória meditativa de Descartes que o leva ao cogito, é INCORRETO afirmar que
THOMAS HOBBES. Leviatã ou matéria, forma e poder de uma República eclesiástica e civil. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p.109.
Sobre o estado de guerra de todos contra todos, segundo Hobbes, considere as asserções abaixo.
I. Não há a possibilidade do desenvolvimento contínuo do trabalho e do cultivo da terra, das artes e das letras.
II. Seres humanos são dotados muito desigualmente de forças e habilidades, razão pela qual os mais fortes se tornam mais poderosos.
III. Seres humanos podem obter prazer apenas do convívio com seus amigos próximos.
IV. Não há as noções de certo e de errado, de justo e de injusto e do que é meu e do que é teu.
Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções corretas.
PLATÃO. Mênon, São Paulo: Loyola, 2001. p.53.
Considere o texto acima e assinale a alternativa INCORRETA sobre a teoria da reminiscência de Platão.
ADORNO, Theodore. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p. 18-19.
Sobre a noção de Indústria Cultural na Escola de Frankfurt, descrita acima por Adorno, assinale a alternativa correta.
A massa do bloco é de 200 Kg e o coeficiente de atrito entre ele e o piso é 0,1. Assumindo g = 10 m/s2, quando uma carga de 50 Kg desce de modo acelerado, a força de tração a que o cabo está sujeito é de
1 Kgf = 9,8 N
Após o pulso atingir a junção entre a corda grossa e a fina, do ponto de vista qualitativo, qual será o comportamento que a onda passa a adquirir em ambas as cordas?
Sobre as características das sombras registradas e as respectivas posições da pessoa, é correto afirmar que a foto 1 foi feita quando a pessoa estava