Questões de Vestibular UFRR 2017 para Vestibular

Foram encontradas 9 questões

Ano: 2017 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2017 - UFRR - Vestibular |
Q1266886 Química
Sabendo que o CO2 é um dos produtos da reação de combustão de compostos orgânicos, o número de moléculas de CO2 produzidas quando da combustão de 116g de butano (C4H10) é aproximadamente:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2017 - UFRR - Vestibular |
Q1266887 Química
Londres já foi considerada uma das cidades de maior poluição ambiental da Europa. Além do ozônio (O3), a capital britânica era assolada por poluentes como partículas de fuligem e dióxido de nitrogênio (NO2), cujas concentrações eram consideradas as piores entre todas as capitais na União Europeia. Mas este quadro é parte do passado. Atualmente, a poluição do ar em Londres apresenta uma taxa de 15 microgramas e se aproxima cada vez mais do patamar desejado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Londres é um exemplo a ser seguido pela cidade de São Paulo, que apresentava no ano passado, índices de poluição duas vezes superiores ao teto estabelecido pela OMS.
Texto adaptado de http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,poluicao-do-arem-sao-paulo-e-duas-vezes-o-limite-da-oms,10000050538 Acesso em 23 de agosto de 2017. 
Acerca dos compostos mencionados no fragmento de texto acima, é possível afirmar que: 
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2017 - UFRR - Vestibular |
Q1266888 Química
Neste ano, Vinícius de Moraes completaria 104 anos de vida. Sua vasta obra e riqueza poética, reconhecida mundialmente, possui um tema recorrente – a mulher. 
Química orgânica
   Há mulheres altas e mulheres baixas; mulheres bonitas e mulheres feias; mulheres gordas e mulheres magras; mulheres caseiras e mulheres rueiras; mulheres fecundas e mulheres estéreis; (...) Mas, do que pouca gente sabe é que há duas categorias antagônicas de mulheres cujo conhecimento é da maior utilidade, de vez que pode ser determinante na relação desses dois sexos que eu, num dia feliz, chamei de "inimigos inseparáveis". São as mulheres "ácidas" e as mulheres "básicas", qualificação esta tirada à designação coletiva de compostos químicos que, no primeiro caso, são hidrogenados, de sabor azedo; e no segundo, resultam da união dos óxidos com a água e devolvem à tintura do tornassol, previamente avermelhada pelos ácidos, sua primitiva cor azul.
Texto retirado de http://www.viniciusdemoraes.com.br/ptbr/prosa/quimica-organica Acesso em 23 de agosto de 2017.
O texto cita um indicador que muda de coloração de acordo com a característica ácido-básica do meio em que é colocado. A partir das colorações que o indicador pode adquirir, a alternativa que indica um composto que é responsável por deixar azul o papel de tornassol, é:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2017 - UFRR - Vestibular |
Q1266889 Química
Considere uma pilha de combustível no qual o funcionamento é baseado nas semi-reações abaixo, cada uma delas representada com o respectivo potencial padrão de redução:
2 H2O + 2 e-H2 + 2 OH- E° = - 0,828 V ½ O2 + H2O + 2 e- → OH- E° = + 0,401 V
Levando-se em conta essas informações e as assertivas a seguir,
I. A reação global da pilha de combustível é H2 + ½ O2 → H2O II. O hidrogênio sofre oxidação no processo. III. A diferença de potencial da pilha de combustível, em condição padrão, é igual a 1,229 V. IV. O gás oxigênio (O2) é o agente redutor.
Pode-se afirmar que estão CORRETAS apenas:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2017 - UFRR - Vestibular |
Q1266890 Química
   Para estudar os efeitos da cafeína na execução de exercícios físicos, um grupo de estudantes de Ciências do Esporte da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, decidiu fazer um experimento: dois voluntários deveriam ingerir, cada um, 0,3 g de cafeína. No entanto, o estudo quase se transformou em tragédia quando um erro de cálculo na dosagem da substância levou os dois estudantes ao hospital.    Para calcular a dosagem para cada estudante, funcionários da universidade utilizaram a calculadora de um telefone celular, mas erraram ao digitar as casas decimais. Cada estudante ingeriu 30 g de cafeína dissolvidos em suco de laranja - o equivalente a 300 xícaras de café.    Os dois jovens sofreram violentos efeitos colaterais. Ambos precisaram fazer tratamento de diálise, mas se recuperaram. Segundo a universidade, o experimento foi realizado sem a supervisão adequada.
Texto adaptado de http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/erro-decalculo-em-experimento-deixa-2-estudantes-de-ciencia-na-uti-porexcesso-de-cafeina.ghtml Acesso em 15 de abril de 2017.

Sabendo que a massa de cafeína (C8H10O2N4) foi dissolvida em 100 mL de suco de laranja, a concentração de cafeína ingerida por cada estudante foi aproximadamente de
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: B
5: C