Questões de Vestibular UFRGS 2023 para Vestibular 2024 - 2º Dia
Foram encontradas 12 questões
Associe adequadamente as duas colunas.
1 - Crosta 2 - Manto 3 - Núcleo
( ) Formada por ferro e níquel. ( ) Partes continentais e oceânicas. ( ) Responsável pela movimentação das placas tectônicas. ( ) Ponto de origem do magnetismo terrestre.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações relacionadas à variação do nível do mar.
( ) O aumento da temperatura dos oceanos eleva o nível do mar, pois a água mais quente expande-se e aumenta o seu volume.
( ) O aquecimento global tem diminuído o gelo terrestre em decorrência do derretimento das geleiras, elevando o nível do mar.
( ) As marés altas são eventos regulares que não alteram o nível das águas de mares e oceanos.
( ) O aumento do nível do mar pode provocar a entrada de água salgada em fontes subterrâneas de água potável.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Sobre essa temática que, em síntese, objetiva reduzir as perdas de solo e água, principalmente devido à erosão, são feitas as seguintes afirmações.
I - A execução desse tipo de programa resulta na melhora da qualidade da água dos rios, assim como na redução do seu custo de tratamento.
II - A alta turbidez da água, verificada nas localidades Gama e Delta, facilita a ação da radiação solar na realização da fotossíntese, importante para a purificação e a oxigenação dos rios.
III- As precipitações intensas podem provocar o assoreamento dos rios, que tem, como uma de suas consequências, acentuar os efeitos negativos das inundações.
Quais estão corretas?
Regiões mais industrializadas como ........, o nordeste da América do Norte e alguns países do ........ estão entre os maiores emissores de gases de efeito estufa na Terra, porém as áreas do planeta que mais irão sofrer com as consequências climáticas dessas emissões são outras: ........, a Ásia Central e a África que têm algumas das menores taxas de poluição no mundo.
Adaptado de: <https://revistagalileu.globo.com/Um-So-Planeta/noticia/2021/07/mapa-indica-comoaquecimento-global-ira-afetar-o-planeta-de-forma-desigual.html. Acesso em: 14 jul. 2023.
Observe a figura abaixo.

As áreas mais escuras da figura representam os países produtores de
Passa mais um ano e a humanidade continua “gastando”, ou melhor, explorando mais a natureza do que deveria. O ser humano insiste em viver de uma maneira insustentável, em tirar do planeta mais do que ele tem capacidade natural para regenerar. Na quinta-feira, 28 de julho, um dia antes do que no ano passado, foi marcado o Dia da Sobrecarga da Terra 2022, ou seja, já utilizamos todo o nosso orçamento de recursos biológicos disponíveis para este ano. Usamos, nos sete meses passados, toda água, energia, minerais e vegetais que o planeta tem capacidade para produzir e renovar no período de 365 dias. Estamos no vermelho! Atualmente seriam necessários 1,75 planeta Terra para suprir as demandas de consumo da população mundial, o maior índice desde a década de 1970.
Adaptado de: <https://conexaoplaneta.com.br/blog/dia-da-sobrecarga-da-terra-em-2022-ja-usamos-75-amais-dos-recursos-naturais-do-que-o-planeta-pode-regenerar/. Acesso em: 13 jul. 2023.
Considere as seguintes afirmações sobre essa temática.
I - Atualmente, a humanidade utiliza cerca de 25% a mais dos recursos que os ecossistemas do planeta podem regenerar.
II - Como os países têm um padrão de consumo diferente, a Jamaica esgotou todos os seus recursos naturais no dia 14 de fevereiro de 2022, enquanto o Catar ultrapassou o limite de equilíbrio de sua pegada ecológica em 20 de dezembro de 2022.
III- Nas últimas décadas, a principal exceção ocorreu no ano em que a pandemia de Covid-19 se alastrou, pois, em função do confinamento e da menor utilização dos recursos naturais, o Dia da Sobrecarga da Terra ocorreu “mais tarde”, em 22 de agosto de 2020.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que identifica uma cidade global e uma megacidade, respectivamente.
Observe o gráfico abaixo.

Considere as afirmações abaixo, sobre a situação demográfica global.
I - Em novembro de 2022, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que a população humana do planeta ultrapassou os 8 bilhões de indivíduos.
II - De acordo com as projeções demográficas da ONU, a população mundial alcançará seu pico na década de 2080, com 10,4 bilhões de habitantes.
III- Embora a população mundial nunca tenha sido tão grande como é nos dias de hoje, ela seguirá aumentando por várias décadas, mas a uma taxa de crescimento menor do que a atual.
Quais estão corretas?
Considere as afirmações abaixo, sobre as Terras Indígenas no Brasil.
I - Cerca de 10% da população residente nas Terras Indígenas não são indígenas.
II - A Região Sudeste apresenta o percentual mais elevado de população indígena residente fora das Terras Indígenas.
III- A Terra Indígena com maior número de pessoas indígenas é a Yanomami (AM/RR), que corresponde a cerca de 4,5% do total de indígenas em Terras Indígenas do País.
Quais estão corretas?
Considere a figura abaixo que mostra uma das bacias hidrográficas do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre essa bacia hidrográfica gaúcha, é correto afirmar que
Considere as afirmações abaixo, sobre a APA Ibirapuitã.
I - A APA Ibirapuitã está localizada na região sudoeste do Estado do RS, nas áreas rurais dos municípios de Alegrete, Quaraí, Rosário do Sul e Santana do Livramento.
II - As matas ciliares, em alguns trechos do rio Ibirapuitã, estão preservadas, porém ameaçadas pela expansão das lavouras de arroz.
III- A área é representativa de vegetação de restinga onde vivem animais ameaçados de extinção.
Quais estão corretas?
Adaptado de: RICKLEFS, R. E. A Economia da Natureza. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. p. 546.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações com relação aos biomas brasileiros.
( ) As plantas do cerrado possuem características xeromórficas, devido à baixa disponibilidade de água.
( ) Os campos sulinos apresentam vegetação tipicamente formada por gramíneas e herbáceas; embora o solo desse bioma seja fértil, está sofrendo processo de desertificação, em função da atividade agropecuária.
( ) A retenção da umidade proveniente do vapor de água oceânico, ocasionada pela cadeia costeira de montanhas, é um dos fatores que contribui para a alta biodiversidade da mata atlântica.
( ) A Amazônia possui diferentes tipos de matas que são frequentemente inundadas pelos rios que compõem a maior bacia hidrográfica do mundo, o que é fator determinante para a alta biodiversidade encontrada nesse bioma.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é