Questões de Vestibular UFRGS 2019 para Vestibular - UFRGS - História e Matemática

Foram encontradas 12 questões

Ano: 2019 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS Prova: UFRGS - 2019 - UFRGS - Vestibular - UFRGS - História e Matemática |
Q1786504 História
Leia o texto abaixo que apresenta um trecho do Discurso Fúnebre de Péricles, citado pelo historiador Tucídides (460-396 a.C.).
A nossa constituição não imita as leis dos estados vizinhos. Em vez disso, somos mais um modelo para os outros do que imitadores. O governo favorece a maioria em vez de poucos - por isso é chamado de democracia. Se consultarmos a lei, veremos que ela garante justiça igual para todos em suas diferenças particulares; quanto à condição social, o avanço na vida pública depende da reputação de capacidade. As questões de classe não têm permissão de interferir no mérito, tampouco a pobreza constitui um empecilho: se um homem está apto a servir ao Estado, não será tolhido pela simplicidade da sua condição.
THUCYDIDE. <Euvres completes. Paris: Gallimard, 1998. p. 811-812.

Com relação à democracia ateniense no século V a.C., considere as afirmações abaixo.
I - A isonomia - igualdade de direitos para todos os cidadãos perante a lei - era uma característica da democracia ateniense. II - Todos os cidadãos, na Assembleia, tinham o direito ao voto, mas somente os cidadãos de origem nobre tinham o direito a discursar. III - Atenas vetava a participação política das mulheres, estrangeiros e escravos, uma vez que esses não eram considerados cidadãos.
Quais estão corretas?
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS Prova: UFRGS - 2019 - UFRGS - Vestibular - UFRGS - História e Matemática |
Q1786505 História
Leia o enunciado abaixo.
No dia 15 de abril de 2019, um incêndio destruiu uma parte importante da Catedral de Notre-Dame, em Paris, um dos mais famosos edifícios medievais franceses. Embora construções anteriores tenham existido no mesmo local, foi a partir dos séculos XII e XIII que a igreja passou a tomar sua forma mais conhecida, período em que houve a consolidação ........ na Europa. Sua arquitetura é hoje uma das mais conhecidas manifestações do estilo ........ , predominantemente ......... e marcado pela grandiosidade para abrigar o número crescente de fiéis. Trata-se de um modelo arquitetônico que obedece a uma ........ e que mantém relações de fundo com a filosofia escolástica.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS Prova: UFRGS - 2019 - UFRGS - Vestibular - UFRGS - História e Matemática |
Q1786506 História
A coluna da esquerda abaixo lista eventos que relacionam política e religião no contexto das reformas religiosas; a da direita, descrições desses eventos. Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.
(1) Noite de São Bartolomeu (2) Concílio de Trento (3) Paz de Augsburgo (4) Companhia de Jesus
( ) Definição da liberdade religiosa para os príncipes do Império Romano-Germânico. ( ) Atuação na difusão do cristianismo e na recuperação de fiéis para a Igreja católica. ( ) Conflito violento ocorrido entre católicos e calvinistas na cidade de Paris. ( ) Rigorismo dos tribunais da Inquisição e criação do Index: lista de livros proibidos para os fiéis.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS Prova: UFRGS - 2019 - UFRGS - Vestibular - UFRGS - História e Matemática |
Q1786508 História
Leia o enunciado abaixo.
No contexto das grandes navegações, iniciou-se um processo de deslocamento do eixo comercial e econômico europeu do ........ para o ........ . Em função da ........ do comércio, desenvolveram-se concepções econômicas na Europa, no século XVI, que ficaram conhecidas como ........ .
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima, na ordem em que aparecem.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS Prova: UFRGS - 2019 - UFRGS - Vestibular - UFRGS - História e Matemática |
Q1786510 História
Leia o seguinte texto a respeito das disputas fronteiriças entre as coroas ibéricas no sul do continente americano, ao longo do século XVIII, e o protagonismo indígena no contexto de tais disputas.
Durante um período de conflito agudo nas reduções, em meados do século XVIII, os Guarani escreveram intensamente, os documentos produzidos por eles permitem repensar as relações estabelecidas com o território missioneiro e, especialmente, suas formas de ação política. Esse conjunto de documentos indica uma discussão pouco referida pela historiografia dedicada ao tema, ou seja, a existência da defesa por escrito de um direito a resistir a uma ordem real injusta dos Guarani em redução [...]. A disputa pelas fronteiras na América do Sul, resultado da rivalidade entre as duas monarquias ibéricas, esteve caracterizada por uma ativa participação dos agentes locais. Diante das implicações dessa permuta, a elite indígena procurou estabelecer negociações que lhe garantissem o controle das terras orientais.
NEUMANN, Eduardo Santos; BOIDIN, Capucine. A escrita política e o pensamento dos Guarani em tempos de autogoverno {c.1753). Revista Brasileira de Hlstória, v. 37, n. 75, 2017, p. 98.
Em relação a essas disputas, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: D
5: A