Questões de Vestibular UFMT 2008 para Vestibular - Primeira Fase

Foi encontrada 1 questão

Ano: 2008 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2008 - UFMT - Vestibular - Primeira Fase |
Q1353504 Atualidades

Relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT) mostra que Mato Grosso é o segundo estado com mais trabalhadores libertados de situações semelhantes ao trabalho escravo ou dele propriamente dito – 4.690 trabalhadores, nos últimos doze anos. Sobre essa questão, analise as afirmativas.


I - A permanência do trabalho escravo demonstra, de um lado, a enorme desigualdade social existente no Brasil e em Mato Grosso, de outro, a fraca atuação do Estado no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores.

II - Os projetos estatais de colonização de Mato Grosso, iniciados com a Marcha para o Oeste, implantados a partir da lógica do capitalismo, impediram a proliferação do trabalho escravo.

III - Embora o sistema escravagista da exploração da mão-de-obra no Brasil tivesse sido extinto em 1888, o país convive até hoje com esta “modalidade de trabalho”, como os agregados nas fazendas de gado, no desmatamento e no agronegócio.

IV - Dom Pedro Casaldáliga, quando Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia-MT, destacou-se pelo combate ao trabalho escravo em Mato Grosso.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Respostas
1: C