Questões de Vestibular UFGD 2023 para Vestibular
Foram encontradas 6 questões
Sabendo-se que a densidade da água é de aproximadamente 1,0 g/mL a 25 °C, e que a massa molar do sal NaCl é igual a 58,5 g/mol, qual volume aproximado de água deve ser adicionado para o preparo da referida solução?
Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/permalink/34200. Acesso em: 31 Ago. de 2022.
Sabe-se que, no processo de geração de energia elétrica por meio de usinas nucleares, utiliza-se, em geral, o combustível nuclear físsil isótopo de Urânio-235. Considerando-se que esse isótopo sofre fissão de acordo com a seguinte equação:
A = massa atômica | Z = número atômico | n = nêutron
Qual o número de nêutrons do nuclídeo
?
Disponível em: http://qnint.sbq.org.br/qni/popup_visualizarMolecula.php?id=s-8vaLIMvEcKje92Uy3Cfc8eNyEiSRdkk4cMCg- owU3EzY8naVq8xJfzI9iazVJSF2Bvg7he8U2DEISQ_ hG5UQ#:~:text=Ele%20pode%20ser%20sintetizado%20atrav%C3%A9s,p%2Daminofenol%20(3). Acesso em: 3 out. 2022.
Considerando que uma indústria farmacêutica precisa preparar um lote com 1 milhão de comprimidos com 750 mg de paracetamol, qual é a massa de p-aminofenol, em kg, que deve ser utilizada para a produção dessa quantidade de comprimidos?
Figura – Reação não balanceada da produção da nanopartícula de selênio utilizando o ácido ascórbico.
Equação – Reação balanceada para obtenção das nanopartículas de selênio.
SeO2 + 2C6H8O6 → Se⁰ + 2C6H6O6 + 2H2O
Com base nas informações e nos dados demonstrados, assinale a alternativa correta.
Observe os seguintes pares de compostos orgânicos.

Assinale a alternativa correta.