Questões de Vestibular UFGD 2021 para Vestibular

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2021 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2021 - UFGD - Vestibular |
Q3250654 Geografia
Texto I
[...] Levantamento da consultoria IDados, realizado com base nos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que o número de mulheres que são responsáveis financeiramente pelos domicílios vem crescendo a cada ano e já chega a 34,4 milhões. Isso significa que quase a metade das casas brasileiras é chefiada por mulheres — situação bem diferente da que era vista alguns anos atrás.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o percentual de domicílios brasileiros comandados por mulheres saltou de 25%, em 1995, para 45% em 2018, devido, principalmente, ao crescimento da participação feminina no mercado de trabalho. “As mulheres ocupam um espaço cada vez maior do mercado de trabalho e vêm alcançando maiores remunerações, apesar de a desigualdade salarial entre gêneros ainda persistir. Por isso, contribuem cada vez mais com a renda das famílias”, explica a pesquisadora do Ipea, Luana Simões […].
[...] Esse movimento, porém, se acentuou nos últimos anos, depois da crise econômica. Só entre 2014 e 2019, quase 10 milhões de mulheres assumiram o posto de gestora da casa, enquanto 2,8 milhões de homens perderam essa posição no mesmo período. “A participação feminina entre os chefes de domicílio evolui desde 2012, ao passo que a masculina cai. Mas cresceu especialmente durante a crise, porque, na recessão, os homens sofreram mais com a perda de emprego e com a redução salarial, fazendo com que mais mulheres se tornassem as responsáveis por prover a renda de casa”, explica a pesquisadora da consultoria IDados, Ana Tereza Pires.
Com isso, também houve uma mudança significativa no perfil das mulheres que são chefes de família. Luana, pesquisadora do Ipea, lembra que, alguns anos atrás, a maior parte das mulheres que era chefe de domicílio estava nessa posição basicamente porque haviam se separado do marido e, por isso, foram forçadas a assumir o comando da casa. Hoje, quase metade dessas mulheres é chefe de família mesmo vivendo com o companheiro [...].
Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ economia/2020/02/16/internas_economia,828387/mulheres-saoresponsaveis-pela-renda-familiar-em-quase-metade-das-casa.shtml. Acesso em: 16 jul. 2020.

Texto II
Em De Tanto Olhar o Céu Gastei Meus Olhos, a diretora Nathália Tereza propõe um olhar delicado e intimista sobre duas pessoas (Luana e Wagner) que construíram suas vidas contando somente com a mãe e que, diante do contato do pai, lidam de maneiras distintas com seus sentimentos.
DE TANTO OLHAR O CÉU GASTEI MEUS OLHOS. Direção de Nathália Tereza. Campo Grande: Tamanduá TV, 2017. Curta-metragem (25 min.).

Com base na notícia (Texto I) e no curta-metragem citado no Texto II, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2021 - UFGD - Vestibular |
Q3250656 Geografia

Analise as Figuras (I) e (II) apresentadas a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.larissabombardi.blog.br/atlas2017. Acesso em: 10 ago. 2020.


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/12592. Acesso em: 10 ago. 2020.


A associação entre as Figuras (I) e (II) permite concluir que

Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2021 - UFGD - Vestibular |
Q3250657 Geografia
Analise as Figuras (I) e (II) apresentadas a seguir.
Imagem associada para resolução da questão Figura (I). Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/08/satelites-mostram-invasao-de-rio-de-fumaca-de-queimadas-sobre-sao-paulo.shtml. Acesso em: 10 ago. 2020.
Figura (II). Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49443561. Acesso em: 10 ago. 2020.

Observando as Figuras (I) e (II), é correto afirmar que há
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2021 - UFGD - Vestibular |
Q3250658 Geografia
Analise a imagem a seguir.
Imagem associada para resolução da questão Disponível em: https://tempo.cptec.inpe.br/boletimtecnico/pt. Acesso em: 19 ago. 2020.

A análise correta permite concluir que há o avanço de uma frente fria sobre o território brasileiro e que essa frente fria está associada à presença de uma mPa (Massa Polar Atlântica), que é capaz de gerar
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2021 - UFGD - Vestibular |
Q3250659 Geografia
A tabela e o mapa a seguir apresentam dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a respeito do desmatamento e dos focos de calor da Amazônia Legal Brasileira (AMZ. Legal), obtidos por meio do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES).
VALORES ABSOLUTOS E VARIAÇÕES DAS TAXAS DE DESMATAMENTO
Imagem associada para resolução da questão Disponível em: http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=5294. Acesso em: 04 ago. 2020.

VALORES ABSOLUTOS E VARIAÇÕES DAS TAXAS DE DESMATAMENTO
Imagem associada para resolução da questão Disponível em: https://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=5294. Acesso em: 04 ago. 2020.
Considerando os dados apresentados e os conhecimentos científicos sobre geografia ambiental, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2021 - UFGD - Vestibular |
Q3250661 Geografia
Texto I
BRASILEIROS VIRAM CAMPEÕES DA INTOLERÂNCIA POLÍTICA.
A polarização política no Brasil atingiu um nível elevado de intolerância que supera a média internacional de 27 países observados em uma pesquisa do Instituto Ipsos.
Tema perceptível no cotidiano do brasileiro nos últimos anos, o radicalismo que envolve as discussões político-partidárias foi o aspecto medido na pesquisa.
O levantamento mostrou que os entrevistados no Brasil estão menos propensos a aceitar as diferenças.
Segundo o instituto, 32% dos brasileiros acreditam que não vale a pena tentar conversar com pessoas que tenham visões políticas diferentes das suas.
O índice nacional nesta questão é maior do que quase todos os países pesquisados – que ficou, na média, em 24% –, atrás apenas de Índia (35%) e África do Sul (33%).
Na prática, o nível de intolerância, nas discussões políticas, afeta as diversas relações pessoais, sejam as familiares, as profissionais e as interações nas redes sociais.
Estadão. Conteúdo, 14/04/2019. Disponível em: https://dcomercio.com.br/ categoria/vida-e-estilo/brasileiros-viram-campeoes-da-intolerancia-politica. Acesso em: 9 jul. 2020.
Texto II
IDEOLOGIA
Cazuza e Roberto Frejat
Pois aquele garoto Que ia mudar o mundo Mudar o mundo Agora assiste a tudo Em cima do muro Em cima do muro! Meus heróis Morreram de overdose Meus inimigos Estão no poder Ideologia! Eu quero uma pra viver Ideologia! Pra viver
Disponível em: https://www.letras.mus.br/cazuza/43860/. Acesso em: 8 jul. 2020.
No final da década de 1980, no contexto da Redemocratização no Brasil e do enfraquecimento da Guerra Fria no mundo, o sucesso musical Ideologia, de Cazuza, ilustrava o desencantamento de parte da juventude com as ideologias e com a política. Trinta anos depois, a notícia de jornal, de o Estadão, denota que as ideologias estão presentes em contextos de polarização e de intolerância política, social e cultural. Ideologia é algo imanente ao ser humano, e este, por sua vez, produz história carregada de significados, identidades e idiossincrasias; sendo importante compreender as construções históricas de sentidos de expressões como Anarquismo, Capitalismo, Comunismo, Fascismo e Nazismo. Assinale a alternativa que corresponde aos contextos ideológicos dos lados extremos da bipolarização da chamada Guerra Fria, ocorrida após a Segunda Guerra Mundial até os anos 1980.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: C
5: D
6: C