Questões de Vestibular UFGD 2021 para Vestibular
Foram encontradas 4 questões
I – Plano econômico marcado por, dentre outras, medidas como: criação de um amplo programa de obras públicas, com o objetivo de garantir empregos à população; controle do sistema financeiro e desvalorização do dólar, para favorecer as exportações; criação da Previdência Social, a fim de proteger os trabalhadores; diminuição da jornada de trabalho com manutenção do salário; ação governamental para acordos entre empresários e diminuição da livre concorrência; taxação dos lucros das aplicações em ações, títulos ou fundos; perdão ou moratória de dívidas de pequenos proprietários; facilitação de crédito, subsídios e prêmios aos fazendeiros que cumprissem metas de produção pactuadas com o governo.
II – Plano econômico marcado por, dentre outras, medidas como: mudança da moeda de cruzados novos para cruzeiros; início do processo de privatização de estatais; reforma administrativa com diminuição de ministérios, autarquias e empresas públicas; demissão de funcionários públicos; abertura do mercado brasileiro ao exterior com a extinção de subsídios do governo; flutuação cambial sob o controle do governo; retenção de saldos bancários superiores a 50.000 cruzeiros por cliente.
Em momentos de graves crises econômicas nacionais ou mundiais, foram implantados planos econômicos pelos governos com o objetivo de alterar as economias e superar as crises, o que resultou em efeitos na vida política, social, econômica e cotidiana das pessoas que os vivenciaram. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, os nomes dos planos econômicos caracterizados nos itens I e II.
[…].
Os quilombos foram muitos e não eram unidades homogêneas, ou seja, variavam quanto a lugar, tamanho, população, forma de organização, integrantes e “desempenharam um importante papel no complexo tecido social que era o sistema brasileiro da escravidão.
DA SILVA, Giselda Shirley; DA SIILVA, Vandeir José. Quilombos brasileiros: alguns aspectos da trajetória do negro no Brasil. Revista Mosaico, v. 7, n. 2, p. 191-200, jul./dez. 2014. p. 192-193.
Os quilombos foram a mais destacada forma de reação coletiva de negros escravizados durante o período colonial brasileiro. Sobre os quilombos, assinale a alternativa correta.
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Cia das Letras, 2015, p. 455.
Em dezembro de 1968, a ditadura civil-militar brasileira impôs ao país o Ato Institucional nº 5 – o AI 5. Esse ato marcou o endurecimento do regime que governou o país entre 1964 e 1985. É correto afirmar que o AI 5