Questões de Vestibular UFGD 2016 para Vestibular

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2016 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2016 - UFGD - Vestibular |
Q1264518 Conhecimentos Gerais
“A história social ensina que não existe política social sem um movimento social capaz de impô -la, e que não é o mercado, como se tenta convencer hoje em dia, mas sim o movimento social que ‘civilizou’ a economia de mercado, contribuindo ao mesmo tempo para sua eficiência”. (BOURDIEU, Pierre. Contrafogos 2: por um movimento social europeu. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. p. 19).
Em diferentes momentos históricos, seja no Brasil ou em outros países do mundo, existiram diversos e distintos movimentos sociais no campo e na cidade. Considerando a dinâmica dos movimentos sociais e a citação de texto, do autor Pierre Bourdieu, extraída do seu livro “Contrafogos 2: por um movimento social europeu”, considera -se que: 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2016 - UFGD - Vestibular |
Q1264519 Conhecimentos Gerais
“Numa palavra, ao invés de conceber políticas públicas de que todos seriam beneficiários independente da sua raça, cor ou sexo, o Estado passa a levar em conta esses fatores na implementação das suas decisões, não para prejudicar quem quer que seja, mas para evitar que a discriminação, que inegavelmente tem fundo histórico e cultural, e não raro se subtrai ao enquadramento nas categoriais jurídicas clássicas, finde por perpetuar as iniquidades sociais”. (GOMES, Joaquim B. Barbosa. Ação Afirmativa & Princípio Constitucional da Igualdade : o direito como instrumento de transformação social. Rio de Janeiro: Renovar, 2001. p. 39)
O fragmento de texto citado, do pesquisador e jurista Joaquim B. Barbosa Gomes, reflete sobre a nova postura do Estado no entendimento e construção de políticas públicas afirmativas. Sobre as ações afirmativas, argumenta-se que:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2016 - UFGD - Vestibular |
Q1264520 Conhecimentos Gerais

Imagem associada para resolução da questão
A charge, produzida pelo cartunista Nani, traz um diálogo entre pai e filho sobre a problemática social. No diálogo, ironicamente, o pai salienta ao seu filho que quando serem “muito ricos” vão poder gozar efetivamente os Direitos Humanos. Nessa direção, considerando a charge e a temática “Diretos Humanos”, argumenta-se que:
Autor: Nani. Fonte: Charge disponível em - http://brainly.com.br/tarefa/1724729. Acesso em: 08/out/2016. 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2016 - UFGD - Vestibular |
Q1264530 Conhecimentos Gerais
Em 2008, um verdadeiro furacão financeiro provocou uma cascata de falências e quebras de instituições financeiras de Wall Street, bancos e agências de crédito hipotecário. Em poucos meses, ao redor do mundo, milhões de pessoas perderam o emprego, e não podendo pagar os mútuos, foram despejadas de suas casas, gerando uma espiral de empobrecimento generalizado, recessão mundial e desemprego em massa. A gestão da crise por parte dos governos ao redor do mundo gerou, em dezenas de países, uma onda de mobilizações e protestos que se dirigiram contra o sistema político, seus atores, seus procedimentos, denunciando uma falta de correspondência entre a “vontade popular” e tradução da desta “vontade” pelos representantes políticos. Nesta perspectiva, o movimento, chamado na Espanha de “Indignados” e nos Estados Unidos de “Occupy Wall Street” defendia:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: C