Questões de Vestibular UFAC 2009 para Vestibular - Dia 2

Foram encontradas 6 questões

Q1353339 História

Considere as assertivas sobre a civilização grega e escolha a alternativa correta:


I – No seu modelo de democracia os escravos e as mulheres tinham os mesmos direitos que os homens.

II – O pensamento grego tinha por base a razão e supervalorizava o homem (antropocentrismo).

III – A elite grega era muito despojada e trabalhava de forma equivalente aos escravos.

IV – Sua religião era de base politeísta e vários de seus deuses tinham características antropomórficas.

Alternativas
Q1353340 História

Dentre as construções mais imponentes da Europa Medieval, destacam-se os castelos e as catedrais. O castelo representava, comumente, a solidez de um senhor feudal, enquanto as catedrais, igrejas, dioceses e paróquias representavam não só o poder material da Igreja, como também seu maior enraizamento, pois ela se fazia presente em todos os níveis da sociedade. Nesse sentido, podemos afirmar que:


I - O poder da Igreja só estava subordinado ao senhor feudal, pois alguns possuíam muitos castelos em feudos descontínuos.

II - O poder da igreja não estava restrito ao plano espiritual.

III – Afora os territórios controlados pelo papa, o denominado “Patrimônio de São Pedro”, havia, também, terras controladas por bispos, arcebispos e abades, além das terras pertencentes às várias ordens religiosas.

IV – A igreja era a mais importante instituição feudal.

Alternativas
Q1353341 História
A Proclamação da República, no Brasil, em 1889, ou seja, um ano depois da abolição da escravatura, gerou expectativas em partes significativas da população, de que a partir daquela data poderiam participar das decisões governamentais. Contudo, a Constituição de 1891 frustrou essas expectativas. Entre as disposições que limitavam a participação popular, podemos identificar:
Alternativas
Q1353342 História
Entre o final do século XIX e início do século XX, vários movimentos contestatórios agitaram a jovem República Brasileira, entre eles, podemos destacar: a Guerra de Canudos, a Revolta da Chibata e a Revolta do Contestado. Esses movimentos e a reação do governo ajudavam a consolidar a ideia do “mito fundador republicano”, por um lado, representado pelas forças da ordem (militares) e, por outro, pelo anti-herói, do líder popular. Nesse sentido, podemos classificar como anti-heróis, respectivamente:
Alternativas
Q1353344 História
Embora o conceito de raça tenha sido desautorizado pela ciência atual, a prática do racismo permanece ativa. Para Hernandez (2005. 131-2): “Essa situação a partir da modernidade tem raízes histórico-estruturais no tráfico atlântico de escravos, elemento fundamental do sistema colonial do século XVI, e foi reforçado pelo imperialismo colonial de fins do século XIX na África. Mas, enquanto este tem sido por vezes qualificado como contingente, o racismo integra um corpo ideológico que antecede e transcende o imperialismo colonial”.
O texto acima nos permite afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: E
5: E