Questões de Vestibular UECE 2023 para Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase (1º Semestre de 2024)

Foram encontradas 4 questões

Q3248215 História
No último século de sua existência como estado independente, Atenas se empenhou em duas grandes guerras. A guerra com a Pérsia, conhecida como as Guerras Médicas e a guerra contra Esparta, conhecida como a Guerra do Peloponeso. Sobre a Guerra do Peloponeso é correto afirmar que
Alternativas
Q3248216 História
Pouco depois de 1300, havia começado a decair a maioria das instituições e dos ideais característicos da época feudal. Em lugar dessas instituições e ideais surgiam gradualmente novas instituições e modos de pensar cuja importância é suficiente para imprimir, aos séculos que se seguiram, o cunho de uma civilização diferente. O nome tradicionalmente aplicado a essa civilização, que se estendeu de 1.300 a cerca de 1.650, é Renascença. No que diz respeito a essa civilização, assinale a afirmação verdadeira.
Alternativas
Q3248217 História
Atente para a seguinte descrição do funeral do pai do último czar da Rússia feita pelo historiador britânico Simon Montefiore: “Com o rosto agora negro e em decomposição, os restos de Alexandre III jaziam em câmara-ardente na Catedral de Pedro e Paulo. No Palácio Anítchkov, o novo tsar — ‘Minha cabeça rodava’ — recebia outros monarcas. ‘O rei da Sérvia me fez uma visita, e logo depois veio Ferdinando da Romênia — eles me privaram daqueles poucos momentos livres em que posso ver Alix’. No sepultamento, em 7 de novembro de 1894, Minny sofreu um ataque de nervos, gritando ‘Chega! Chega!’ e caindo nos braços da irmã, a princesa de Gales”.
(Simon Sebag Montefiore. Os Romanovs – 1613-1918. São Paulo, Cia das Letras, 2018.)

Sobre a Rússia Imperial, é correto afirmar que
Alternativas
Q3248218 História
“A discriminação contra minorias como homossexuais, ciganos, antissociais, doentes ou deficientes mentais ou afro-alemães foi planejada em primeiro lugar para purificar a raça alemã e deixá-la apta para uma guerra de conquista do mundo.”
(EVANS, Richard J. O Terceiro Reich no Poder. Editora Planeta do Brasil, São Paulo, 2011).

Algumas das decisões tomadas pelos nazistas ao chegar ao poder visavam preparar a Alemanha para a guerra. Considerando os primeiros anos do governo nazista, assinale a proposição FALSA
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: C