Questões de Vestibular UECE 2010 para Vestibular - Geografia e História - 2ª fase
Foram encontradas 2 questões
Marque a opção que contém informações INCORRETAS a respeito da cidade de Fortaleza, da sua Região Metropolitana e dos seus processos.
“Fortaleza cresce em todas as direções. O aumento acentuado da população provocou a expansão da malha urbana, ultrapassando os limites municipais. Em Fortaleza, as favelas, os conjuntos habitacionais mal conservados e as áreas de risco são marcas de territórios empobrecidos em expansão que avançam em direção aos municípios vizinhos, convertendo áreas rurais em espaços suburbanizados. Os fluxos migratórios atraem pessoas que vêm de toda parte em busca da cidade.”
(SILVA, José Borzacchiello da. A Região Metropolitana de Fortaleza. apud. Ceará: Um Novo Olhar Geográfico. Ed. Demócrito Rocha. Fortaleza, 2007. p. 101-124.)
I. As informações dos censos demográficos são importantes para ações de planejamento, tomada de decisões para investimentos públicos e privados, elaboração e execução de políticas públicas de saúde, educação, saneamento básico, moradia e outras, tanto para as áreas rurais como para as áreas urbanas. Estas são algumas das possibilidades de uso, para as informações dos censos demográficos.
II. A partir da década de 90, a população jovem vem diminuindo enquanto a população até 65 anos vem aumentando gradativamente. Com isso pode-se concluir também que os brasileiros estão vivendo mais e que a taxa de fecundidade está diminuindo. Se comparássemos os dados por meio de pirâmides etárias de 1980 com os de 2000, perceberíamos que a base está ficando mais estreita à medida que, o topo se torna mais largo.
III. Uma das principais características da população brasileira atual é o fato desta constituir uma população eminentemente urbana, que passa por um processo de envelhecimento. Esta situação traz consigo um custo social maior, do que se a maior parcela da população fosse constituída por pessoas na faixa etária de até 40 anos.
É correto o que se afirma