Questões de Vestibular UEAP 2009 para Vestibular, PROVA OBJETIVA – 1a Fase

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2009 Banca: UEAP Órgão: UEAP Prova: UEAP - 2009 - UEAP - Vestibular - PROVA OBJETIVA – 1a Fase |
Q1371470 Física
As mulheres roubaram a cena na participação brasileira nos jogos Olímpicos de Pequim, na China. Foram delas dois dos três ouros que o país conquistou. No atletismo, no vôlei, no judô, na vela, no taekwondo e na ginástica artística, resultados inéditos. No salto em distância, Maurren Maggi conquistou a inédita medalha de ouro feminina numa competição individual, atingindo a marca de 7,04 metros.
Supondo que a massa da atleta esteja toda concentrada no seu centro de massa, sua trajetória poderá ser considerada parabólica, como ilustrado na figura, onde a atleta imprime uma velocidade vo, formando um ângulo α com a horizontal.   Imagem associada para resolução da questão

Desprezando a resistência do ar, é correto afirmar que a distância alcançada pela atleta: 
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UEAP Órgão: UEAP Prova: UEAP - 2009 - UEAP - Vestibular - PROVA OBJETIVA – 1a Fase |
Q1371471 Física
Em toda a região Norte, o transporte fluvial é o principal meio de locomoção, seja em grandes embarcações, seja em pequenos barcos. Estima-se que trafegam cerca de 30 mil embarcações na Região, mas 10 mil não sofrem qualquer fiscalização. Segundo o Ministério da Defesa, nos últimos cinco anos, foram registrados 519 acidentes de navegação somente na região Norte. A maioria dos acidentes decorre de falhas humanas. Entretanto, muitos acidentes também ocorrem por falha no projeto e na construção das embarcações. Um pequeno barco típico da região, equipado com motor diesel tradicional, com velocidade em torno de 5 m/s, ao se chocar com um tronco boiando nas águas, imprime uma força de cerca de 2400 N sobre o obstáculo.

Com os dados do texto acima, desprezando todas as resistências, conclui-se que a potência (em kW) desenvolvida pela embarcação, no momento da colisão, é:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UEAP Órgão: UEAP Prova: UEAP - 2009 - UEAP - Vestibular - PROVA OBJETIVA – 1a Fase |
Q1371472 Física
O efeito estufa é um problema ambiental muito discutido atualmente. Relatório recente, elaborado pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), alerta para a intensificação e sugere algumas medidas importantes para mitigar esse efeito.
Sobre o efeito estufa, analise as afirmações e assinale a alternativa correta.
I. O efeito ocorre devido às camadas de gases funcionarem como uma barreira à radiação ultravioleta.
II. No Brasil, a redução do desmatamento e das queimadas diminuiria as emissões de gases do efeito estufa.
III. O excesso de queima de combustíveis fósseis é uma das causas da intensificação deste efeito.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UEAP Órgão: UEAP Prova: UEAP - 2009 - UEAP - Vestibular - PROVA OBJETIVA – 1a Fase |
Q1371473 Física
Muitos acidentes de trânsito acontecem porque pelo menos um dos envolvidos não percebe a presença de outros veículos na via. Esta situação pode explicar porque uma parte significativa dos acidentes de trânsito ocorridos em Macapá, envolve motocicletas. As características deste veículo - ágil e de dimensões reduzidas - contribuem para dificultar a percepção da sua presença no leito viário.
O Anexo I da resolução nº 636/84 do CONTRAN estabelece os "requisitos para o desempenho e fixação de espelhos retrovisores, tais que proporcionem proteção contra impactos e ao condutor uma retrovisão clara e desobstruída".
Quanto à segurança, dentre as assertivas abaixo, qual(is) a(s) característica(s) apresentada(s) pelos espelhos retrovisores externos?

I. Independentemente da distância do objeto diante de um espelho retrovisor convexo, a imagem será sempre virtual.
II. Se forem convexos, reduzem o tamanho das imagens e aumentam o campo visual.
III. É conveniente que sejam côncavos, porque podem produzir imagens menores que os objetos.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UEAP Órgão: UEAP Prova: UEAP - 2009 - UEAP - Vestibular - PROVA OBJETIVA – 1a Fase |
Q1371474 Física
No Brasil, a escuta telefônica se tornou uma das principais armas no combate à corrupção. Mas, a prática está tão disseminada que já invadiu a privacidade de muitos brasileiros. O grampo é aplicado por empresários ou executivos que desejam conhecer segredos dos concorrentes, maridos que querem vigiar as mulheres ou vice-versa; políticos que ambicionam constranger seus adversários e policiais que investigam a vida de supostos criminosos. Para obter as informações de que precisam, os espiões interceptam as conversas de qualquer pessoa que tenha contato com seus alvos. Isso pode incluir você.
Como a tecnologia do telefone, de um modo geral, é extremamente simples, faz dele um sistema vulnerável a diversos tipos de grampo telefônico. A maneira mais fácil de fazer isso é conectar um telefone em algum trecho da linha que esteja do lado de fora da casa.
Imagem associada para resolução da questão


Para este tipo de grampo telefônico, julgue as afirmações que vêm a seguir e, posteriormente, assinale a alternativa correta:

I. Este tipo de grampo é fácil de instalar, mas apresenta uma desvantagem: se o microfone da escuta telefônica não for desabilitado, a respiração do grampeador poderá ser escutada pela pessoa que está sendo grampeada.
II. No esquema apresentado na figura, a escuta telefônica está associada, em série, com o telefone.
III. Com essa ligação, o grampeador consegue usar a linha da pessoa da mesma forma que ela usa, isto é, o grampeador pode ouvir e fazer ligações.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: B
5: C