Questões de Vestibular UDESC 2010 para Vestibular, Prova 01
Foram encontradas 9 questões
Analise cada proposição em relação ao processo de embriogênese e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.
( ) A fecundação é a união entre os gametas masculino e feminino, que são haploides, para formar um zigoto (diploide).
( ) Quando vários espermatozoides se aproximam do óvulo, ocorre o processo chamado de ativação.
( ) A monoespermia ocorre quando o espermatozoide é formado por apenas um flagelo.
( ) A anfimixia consiste na formação do tubo polínico nas plantas superiores.
( ) A partenogênese é o processo sem fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Este processo ocorre, por exemplo, nas abelhas.
Analise as proposições a respeito dos organismos do Reino Protista.
I. Os protozoários são eucariontes unicelulares heterótrofos.
II. A organela de locomoção dos protozoários é apenas do tipo flagelo.
III. O Trypanosoma cruzi é o protozoário flagelado causador da doença de Chagas.
IV. As diatomáceas são algas do grupo das crisófitas; têm parede celular rígida por causa da presença de celulose
V. Nos protistas predomina a reprodução assexuada por cissiparidade, que se inicia com a divisão do núcleo e depois em divisão do citoplasma.
Assinale a alternativa correta.
( ) Os parasitos que atacam os seres humanos podem ser microscópicos, como muitos vírus e bactérias, ou macroscópicos, como os platelmintes e nematelmintes.
( ) A malária é uma doença causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitidos através da picada do mosquito-palha Phlebotomus.
( ) A raiva é uma infecção bacteriana transmitida pela mordedura de animais contaminados.
( ) A sífilis é uma virose causada pelo Treponema pallidum e transmitida por contato sexual.
( ) A esquistossomose é uma verminose comum no Brasil, causada pelo verme platelminto Schistosoma mansoni.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
( ) O parênquima de reserva está presente em sementes, frutos, raízes e rizomas e tem como função o armazenamento de substâncias nutritivas.
( ) O parênquima clorofiliano é o principal tecido de preenchimento de folhas, tendo por função a realização da fotossíntese.
( ) O colênquima é formado por células vivas e é responsável pela sustentação de folhas, frutos e caules.
( ) O parênquima aquífero está presente em plantas aquáticas, auxiliando na flutuabilidade desses vegetais.
( ) O esclerênquima é formado por células mortas, impregnadas de lignina, e é responsável pela sustentação de caules em crescimento.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
Observe as figuras abaixo.

Figura 1

Figura 2
Elas representam duas classes de animais pertencentes ao Filo Chordata. A respeito das principais características desses animais, analise as proposições abaixo.I. Na Figura 1, pode-se observar um peixe da Classe Chondrichthyes, animal que apresenta esqueleto cartilaginoso; e, na Figura 2, um representante da Classe Osteichthyes, animais de esqueleto ósseo. II. A linha lateral é um órgão exclusivo dos peixes ósseos e tem por função detectar vibrações na água. III. As brânquias dos peixes Chondrichthyes encontram-se protegidas por um opérculo. IV. Os peixes ósseos flutuam na água graças à presença de uma estrutura denominada bexiga natatória. V. Os peixes cartilaginosos apresentam a boca localizada na porção ventral do corpo, enquanto nos peixes ósseos a posição é anterior.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta a respeito dos diferentes nutrientes presentes em uma dieta.