O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões PUC - RS - 2016 - PUC - RS - Vestibular - Segundo Semestre - 1˚ Dia

Foram encontradas 30 questões

Q648835 Física
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise o gráfico x(t) abaixo, que representa três partículas, A, B e C, de massas diferentes, que têm suas posições descritas com o transcorrer do tempo.


A alternativa que melhor representa a comparação entre os módulos das velocidades médias (V) medidas para as partículas no intervalo entre 0 e t1 é
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q648836 Física
Imagine a situação de um elevador de massa M que, de maneira simplifi cada, estaria sujeito somente a duas forças: a tensão produzida pelo cabo que o sustenta T e o peso P. Suponha que o elevador esteja descendo com velocidade que decresce em módulo com o transcorrer do tempo. A respeito dos módulos das forças T, P e FR (força resultante sobre o elevador), pode-se afirmar que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q648837 Física
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise a situação a seguir e a figura que a representa.
Um pêndulo simples e de massa m oscila, a partir do repouso na posição 1, livre de qualquer tipo de força dissipativa. A fi gura abaixo representa algumas das posições ocupadas pela massa m durante um ciclo de seu movimento oscilatório, em um campo gravitacional constante e vertical para baixo.


Sobre as energias cinética (EC), potencial gravitacional (EP) e mecânica (EMEC), medidas para a massa m em relação ao referencial h, é correto afirmar:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q648838 Física
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as situações a seguir.

Uma das extremidades de uma mola encontra-se fixa no fundo de um recipiente, enquanto a outra extremidade está presa em uma esfera de massa m. O sistema está em equilíbrio mecânico, e a mola, para essa situação, encontra-se comprimida, conforme a figura 1. Quando água é colocada no recipiente e se reestabelece o equilíbrio mecânico, a mola fica esticada, como mostra a figura 2.




Desconsiderando o efeito do ar, analise as afirmativas sobre as forças peso, empuxo e elástica que atuam na esfera nas figuras 1 e 2, e preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) A força peso é vertical para baixo nas figuras 1 e 2.

( ) As forças elástica e peso têm sentidos opostos entre si tanto na figura 1 quanto na 2.

( ) A força elástica é vertical para cima na figura 1; na figura 2, é vertical para baixo.

( ) Na figura 2, as forças elástica e empuxo têm o mesmo sentido.

( ) Na figura 2, as forças peso e empuxo têm a mesma intensidade.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q648839 Física
Um corpo A, homogêneo, de massa 200 g, varia sua temperatura de 20ºC para 50ºC ao receber 1200 calorias de uma fonte térmica. Durante todo o aquecimento, o corpo A se mantém na fase sólida. Um outro corpo B, homogêneo, constituído da mesma substância do corpo A, tem o dobro da sua massa. Qual é, em cal/gºC, o calor específico da substância de B?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: A
5: B