Questões de Vestibular PUC - RJ 2017 para Vestibular - 2º Dia, Grupo 5 - Tarde

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2017 Banca: PUC - RJ Órgão: PUC - RJ Prova: PUC - RJ - 2017 - PUC - RJ - Vestibular - 2º Dia - Grupo 5 - Tarde |
Q1397276 Conhecimentos Gerais
A Austrália, assim como outros 53 países, faz parte do Commonwealth of Nations, uma comunidade de nações que têm em comum uma série de ações e objetivos defendidos pelos desígnios do Reino Unido. Dos objetivos dessa comunidade, aquele que NÃO deve ser valorizado pelos seus países-membros é a(o)
Alternativas
Ano: 2017 Banca: PUC - RJ Órgão: PUC - RJ Prova: PUC - RJ - 2017 - PUC - RJ - Vestibular - 2º Dia - Grupo 5 - Tarde |
Q1397289 Conhecimentos Gerais
''Em 1828 o Brasil despontava como o maior produtor mundial de café, e, ao longo da década seguinte, os valores obtidos com sua exportação ultrapassariam o que o país amealhava com o envio de açúcar ao mercado mundial. Quase toda essa produção, ademais, vinha de uma só região. O vale do rio Paraíba do Sul, ou simplesmente Vale do Paraíba, compreendendo terras das províncias de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. (...) No início da década de 1830, o Brasil reinava como o maior produtor mundial, bem à frente dos demais competidores (Cuba, Java, Jamaica, Haiti)”. MARQUESE, Rafael; TOMICH, Dale. O Vale do Paraíba escravista e a formação do mercado mundial de café no século XIX. In: SALLES, Ricardo; GRINBERG, Keila (org.). O Brasil Imperial, volume 2: 1831-1870. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 339-383.
Sobre as condições que permitiram o desenvolvimento da economia cafeeira no Império do Brasil e o domínio do mercado mundial pelo café produzido no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: PUC - RJ Órgão: PUC - RJ Prova: PUC - RJ - 2017 - PUC - RJ - Vestibular - 2º Dia - Grupo 5 - Tarde |
Q1397293 Conhecimentos Gerais
A Comissão de Património Mundial da UNESCO declarou, em 08.07.2017, o centro histórico da cidade de Mbanza Congo, norte de Angola, como Património Mundial da Humanidade.
A candidatura de Angola destacava que o Reino do Congo estava perfeitamente organizado quando da chegada dos portugueses, no século XV, uma das mais avançadas em África à data.
Dividido em seis províncias que ocupavam parte das atuais República Democrática do Congo, República do Congo, Angola e Gabão, o Reino do Congo dispunha de 12 igrejas, conventos, escolas, palácios e residências.

Mbanza Congo declarada Património Mundial da Humanidade -09.07.2017. Disponível em: <http://www.dw.com/pt-002/
mbanza-congo-declarada-patrim%C3%B3nio-mundial-da-
-humanidade/a-39617931>. Acesso em: 14 set. 2017.
Tendo como referência a notícia acima e os conhecimentos que você possui, analise as afirmativas seguintes com relação à história do antigo Reino do Congo.
I - O Reino do Congo foi um dos mais conhecidos reinos da região centro-ocidental da África. Fundado no final do século XIII, chegou a abranger parte dos atuais países de Angola, República do Congo, República Democrática do Congo e Gabão. II - A partir do século XV ocorreram os primeiros contatos dos portugueses com as autoridades políticas do Reino do Congo, transformando essa região em uma das maiores exportadoras de africanos escravizados para as Américas. III - A capital do Reino do Congo era Mbanza Congo ou São Salvador, como ficou conhecida após a conversão ao catolicismo do manicongo (rei do Congo) e a construção da Catedral de São Salvador do Congo. IV - A organização política do Reino do Congo somente ocorreu após a chegada dos portugueses na região, quando estes influenciaram a formação de uma “elite burocrática” que ajudava o manicongo (rei do Congo) a governar.
Estão corretas SOMENTE as afirmativas:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B