Questões de Vestibular UFPR 2023 para Engenharia Elétrica
Foram encontradas 22 questões
Para que esses dois circuitos sejam considerados equivalentes, é necessário que:
Em regime permanente senoidal, a amplitude da corrente Î, indicada nesse circuito, tem valor igual a:

Sabendo que a amplitude da tensão injetada pela fonte independente é igual a 110 V, a amplitude do fasor da corrente Î, indicado no circuito, tem valor igual a:
( ) Com a chave S1 aberta, a potência total dissipada pela carga trifásica é de 100 W.
( ) Com a chave S1 fechada, a potência total dissipada pela carga trifásica é de 300 W.
( ) Com a chave S1 aberta, a tensão eficaz sobre a impedância Z1 será de 127 V eficaz.
( ) Com a chave S1 aberta, a tensão sobre a impedância Z2 será de 220 V eficaz.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
1. A partida direta de motores é a mais simples das técnicas de partida. Contudo, ela não pode ser utilizada quando a carga a ser movimentada necessita de acionamento lento e progressivo, ou quando a partida do motor prejudica a operação de outras cargas.
2. Para utilizar a técnica de partida Estrela-Triângulo, o motor deve apresentar no mínimo seis terminais acessíveis, dispor de dupla tensão nominal, e a tensão da rede de alimentação deve coincidir com a tensão em triângulo do motor. Utilizando essas técnicas de partida, o torque do motor fica reduzido a 1/3 do torque nominal.
3. A chave compensadora é composta, basicamente, de um autotransformador com várias derivações, destinadas a regular o processo de partida do motor. Esse autotransformador é ligado ao circuito do estator. Normalmente, esse tipo de partida é empregado em motores de potência elevada, acionando cargas com alto índice de atrito, tais como britadores, máquinas acionadas por correias, calandras e semelhantes.
4. O soft-starter permite controlar a tensão aplicada aos terminais do motor, o que, por sua vez, possibilita controlar o tempo de aceleração do motor.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que indica a função que possui esse comportamento.