Questões de Vestibular UNIFAE - SP 2025 para Vestibular - Medicina

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2025 Banca: IPEFAE Órgão: UNIFAE - SP Prova: IPEFAE - 2025 - UNIFAE - SP - Vestibular - Medicina |
Q3729492 Medicina
Durante a análise de um tumor maligno, observou-se intensa atividade mitótica, uma característica comum desse tipo de tumor. Para estudar células em divisão, podem ser utilizados agentes como a vincristina e a colchicina, que inibem a formação dos microtúbulos do fuso mitótico. O efeito imediato esperado sobre a divisão celular é:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: IPEFAE Órgão: UNIFAE - SP Prova: IPEFAE - 2025 - UNIFAE - SP - Vestibular - Medicina |
Q3729504 Medicina
Num corpo humano adulto em repouso, o sangue completa um circuito fechado - saindo do coração, percorrendo o corpo todo e retornando ao coração. Em repouso, o coração bate 70 vezes por minuto e ejeta 70 mL de sangue a cada batimento. Considerando que o volume total de sangue no corpo é de 5 litros, calcule o tempo médio aproximado que uma gota de sangue leva para completar toda a circulação corporal (desde que sai do coração até retornar).
Alternativas
Ano: 2025 Banca: IPEFAE Órgão: UNIFAE - SP Prova: IPEFAE - 2025 - UNIFAE - SP - Vestibular - Medicina |
Q3729506 Medicina
No sangue arterial, o transporte de oxigênio ocorre por meio do equilíbrio entre a hemoglobina (Hb) e o oxigênio (O₂), representado pela reação:
Hb + O2 ⇌ HbO2 (oxi-hemoglobina)

Em determinada amostra a 37 °C, foram obtidas as seguintes concentrações em equilíbrio: [HbO2] = 2,0×10⁻3 mol/L, [Hb] = 1,0×10⁻3 mol/L e [O2] = 1,0×10⁻4 mol/L. Com base nesse cenário fisiológico e adotando a aproximação de um sítio efetivo por molécula de hemoglobina, assinale a alternativa que apresenta o valor da constante de equilíbrio de complexação. 

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B