Questões de Vestibular MEC 2022 para Tecnologia em Design de Moda
Foram encontradas 27 questões
Q2188241
Vestuário, Moda e Estilismo
Nos anos 1980, as ombreiras invadiram o guardaroupa das mulheres que, nesse momento, buscavam
ocupar espaços predominantemente masculinos
no mercado de trabalho. As peças que deixavam
os ombros marcados eram um recurso estético que
servia para reforçar uma postura feminina mais
imponente.
Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso de grandes ombreiras, no período citado, era recurso utilizado para fazer-se alusão à silhueta masculina. II. A forma de triângulo invertido teve mais destaque nas vestimentas femininas no período mencionado. III. A característica principal do uso de grandes ombreiras era criar uma silhueta ampulheta, com vestimentas desestruturadas.
É correto o que se afirma em
Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso de grandes ombreiras, no período citado, era recurso utilizado para fazer-se alusão à silhueta masculina. II. A forma de triângulo invertido teve mais destaque nas vestimentas femininas no período mencionado. III. A característica principal do uso de grandes ombreiras era criar uma silhueta ampulheta, com vestimentas desestruturadas.
É correto o que se afirma em
Q2188242
Vestuário, Moda e Estilismo
No design de moda, os princípios são parte
importante do conjunto de ferramentas estéticas
e o meio pelo qual os estilistas podem sutilmente
ajustar o foco e os efeitos de um modelo.
JONES, S. J. Fashion design: manual do estilista. São Paulo: Cosac Naify, 2005 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentossobre os princípios do design, avalie as afirmações a seguir.
I. O ritmo é caracterizado pela repetição em padrão, elaborado com regularidade na estrutura de um look ou quando aplicado a uma estampa.
II. A harmonia, disposição formal de elementos no todo ou entre partes de um todo, gera a sensação de unidade e continuidade, por meio de combinações de elementos com características próximas.
III. A gradação segue padrão homogêneo, composta por elementos dispostos sempre na mesma proporção, sem divisão nem sequência, podendo ser observados em detalhes, aviamentos, estampas e bordados.
IV. A radiação, uso de linhas que partem de um ponto em comum para direções diferentes, pode ser encontrada, no vestuário, em drapeados e franzidos.
É correto apenas o que se afirma em
JONES, S. J. Fashion design: manual do estilista. São Paulo: Cosac Naify, 2005 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentossobre os princípios do design, avalie as afirmações a seguir.
I. O ritmo é caracterizado pela repetição em padrão, elaborado com regularidade na estrutura de um look ou quando aplicado a uma estampa.
II. A harmonia, disposição formal de elementos no todo ou entre partes de um todo, gera a sensação de unidade e continuidade, por meio de combinações de elementos com características próximas.
III. A gradação segue padrão homogêneo, composta por elementos dispostos sempre na mesma proporção, sem divisão nem sequência, podendo ser observados em detalhes, aviamentos, estampas e bordados.
IV. A radiação, uso de linhas que partem de um ponto em comum para direções diferentes, pode ser encontrada, no vestuário, em drapeados e franzidos.
É correto apenas o que se afirma em
Q2188243
Vestuário, Moda e Estilismo
A pesquisa é considerada parte essencial do processo criativo quando o assunto é moda, pois ela
acaba por influenciar diretamente no desenvolvimento de novos produtos. O processo de pesquisa
na moda é voltado para a definição de tema de coleção e tendências, pois é a partir de uma
pesquisa ampla e detalhada que o estilista pode começar a interpretar uma série de silhuetas,
texturas, cores, estampas e adornos, que terão o seu lugar no processo de criação. A definição
do tema pode levar semanas ou meses, até que todo o conteúdo da pesquisa seja organizado
e processado, para que, então, o observador, nesse caso, o designer, tenha um insight sobre
o pensamento, as aspirações, os interesses e a visão artística/conceitual do conteúdo pesquisado.
SEIVEWRIGHT, S. Fundamentos de design de moda: pesquisa e design; tradução Edson Fumankiewicz. Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).
Considerando as informações sobre pesquisas de moda, avalie as afirmações a seguir.
I. O designer deve estar em busca constante de novas ideias, reinventando-se por meio da pesquisa, pois ela o auxilia na escolha do tema da coleção, que irá influenciar diretamente o processo criativo.
II. A definição do tema da coleção envolve pesquisas que apresentem elementos e estimulem a criatividade, como palavras e imagens, que podem ser geradas por meio do processo de brainstorming, etapa inicial da pesquisa.
III. A definição de um tema pode ser feita com base na vivência do designer, que deve ser um observador a ponto de explorar e descobrir o que está à sua volta, deixando-se influenciar por referências históricas, culturais e artísticas.
É correto o que se afirma em
SEIVEWRIGHT, S. Fundamentos de design de moda: pesquisa e design; tradução Edson Fumankiewicz. Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).
Considerando as informações sobre pesquisas de moda, avalie as afirmações a seguir.
I. O designer deve estar em busca constante de novas ideias, reinventando-se por meio da pesquisa, pois ela o auxilia na escolha do tema da coleção, que irá influenciar diretamente o processo criativo.
II. A definição do tema da coleção envolve pesquisas que apresentem elementos e estimulem a criatividade, como palavras e imagens, que podem ser geradas por meio do processo de brainstorming, etapa inicial da pesquisa.
III. A definição de um tema pode ser feita com base na vivência do designer, que deve ser um observador a ponto de explorar e descobrir o que está à sua volta, deixando-se influenciar por referências históricas, culturais e artísticas.
É correto o que se afirma em
Q2188244
Vestuário, Moda e Estilismo
Antes de a indústria têxtil ter condições de fornecer tecidos para os fabricantes de roupas, ela precisa
desenvolver e produzir tanto as fibras naturais quanto as artificiais. A grande diferença entre a indústria
de fibras naturais e a de fibras artificias resulta de métodos operacionais e organizacionais totalmente
diferentes, embora o objetivo final de ambos os grupos seja o mesmo: produzir fibras que atendam às
necessidades dos consumidores.
FRINGS, G. S. Moda: do conceito ao consumidor. Porto Alegre: Bookman, 2012 (adaptado).
A partir da leitura do texto, assinale a opção que agrupa somente fibras naturais.
FRINGS, G. S. Moda: do conceito ao consumidor. Porto Alegre: Bookman, 2012 (adaptado).
A partir da leitura do texto, assinale a opção que agrupa somente fibras naturais.
Q2188245
Vestuário, Moda e Estilismo
Atualmente, coexistem métodos de transferência de desenhos para superfícies de tecidos artesanais e
industriais, em baixa e alta escala de produção e em baixa e alta tecnologia. A serigrafia detém liderança
na constituição de efeitos especiais sobre a superfície, com aplicação de texturas tridimensionais e
acabamentos diversos.
RUTSCILLING, E. A.; LASCHUK, T. Processos contemporâneos de impressão sobre tecidos. ModaPalavra e-periódico, n. 12, jul./dez., 2013 (adaptado).
Considerando o fragmento de texto apresentado, é correto afirmar que o processo de serigrafia
RUTSCILLING, E. A.; LASCHUK, T. Processos contemporâneos de impressão sobre tecidos. ModaPalavra e-periódico, n. 12, jul./dez., 2013 (adaptado).
Considerando o fragmento de texto apresentado, é correto afirmar que o processo de serigrafia