Questões de Vestibular MEC 2022 para Tecnologia em Design de Interiores
Foram encontradas 12 questões
Q2187824
Arquitetura
Muitos designers resgatam referências ao criar produtos. Da mesma forma, no design de interiores,
estilos que eram proeminentes décadas atrás, como Art Déco e Art Nouveau, voltaram ao cenário do
design contemporâneo. Nesse movimento, os designers reinventam estilos antigos em contextos atuais,
com o uso de novos materiais e acabamentos ousados.
A seguir são apresentadas imagens da Casa Mo-tel.
Com base nas informações do texto e nas imagens da Casa Mo-tel, avalie as afirmações a seguir.
I. É possível identificar, nos ambientes apresentados, a presença do equilíbrio simétrico em suas composições. II. Linha e plano são exemplos de elementos do design encontrados nos ambientes da Casa Mo-tel. III. A gradação é um princípio do design evidente na composição dos ambientes da Casa Mo-tel. IV. A estética retrô pode ser vista na utilização de formas arrojadas.
É correto apenas o que se afirma em
A seguir são apresentadas imagens da Casa Mo-tel.
Com base nas informações do texto e nas imagens da Casa Mo-tel, avalie as afirmações a seguir.
I. É possível identificar, nos ambientes apresentados, a presença do equilíbrio simétrico em suas composições. II. Linha e plano são exemplos de elementos do design encontrados nos ambientes da Casa Mo-tel. III. A gradação é um princípio do design evidente na composição dos ambientes da Casa Mo-tel. IV. A estética retrô pode ser vista na utilização de formas arrojadas.
É correto apenas o que se afirma em
Q2187825
Arquitetura
Uma vez definido o estudo preliminar de um projeto de interiores, o designer deve iniciar a seleção
de materiais, acabamentos, móveis e acessórios, com o objetivo de desenvolver o projeto. A cor é um
aspecto fundamental nessa fase, pois possui a capacidade de transmitir instantaneamente a atmosfera e
o estilo, bem como de criar efeitos visuais. O esquema cromático utilizado no projeto também pode variar
radicalmente a noção de proporção em um ambiente. O ponto de partida para a compreensão da cor é o
círculo cromático, criado em 1666 por Isaac Newton.
GIBBS, J.; ARDIÓNS, C. Design de interiores: guia útil para estudantes e profissionais. Gustavo Gili, 2010 (adaptado).
Sobre as harmonias cromáticas na composição de ambientes, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso de cores complementares gera contraste na composição, pois é feito a partir da seleção de cores opostas no círculo cromático, como o laranja e o azul.
II. Na composição com cores análogas, que é construída a partir de cores vizinhas no círculo cromático, os olhos reconhecem nas cores grande similaridade, promovendo uma leitura harmoniosa e consensual.
III. As harmonias cromáticas tríades são o equilíbrio perfeito entre três cores análogas que promovem composições sem grandes contrastes.
É correto o que se afirma em
GIBBS, J.; ARDIÓNS, C. Design de interiores: guia útil para estudantes e profissionais. Gustavo Gili, 2010 (adaptado).
Sobre as harmonias cromáticas na composição de ambientes, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso de cores complementares gera contraste na composição, pois é feito a partir da seleção de cores opostas no círculo cromático, como o laranja e o azul.
II. Na composição com cores análogas, que é construída a partir de cores vizinhas no círculo cromático, os olhos reconhecem nas cores grande similaridade, promovendo uma leitura harmoniosa e consensual.
III. As harmonias cromáticas tríades são o equilíbrio perfeito entre três cores análogas que promovem composições sem grandes contrastes.
É correto o que se afirma em
Q2187826
Arquitetura
A figura a seguir apresenta uma planta de forro, sem escala.
Com base nas informações contidas na figura, assinale a alternativa que corresponde ao corte transversal do Detalhe 1.
Com base nas informações contidas na figura, assinale a alternativa que corresponde ao corte transversal do Detalhe 1.
Q2187829
Arquitetura
As instalações efêmeras têm caráter temporário, o que permite o exercício do experimental e
do artístico, proporcionando que os profissionais abordem temas sociais, urbanos e ambientais.
Algumas dessas instalações podem levantar questões que conduzem à reflexão e a mudanças
comportamentais na sociedade.
Observando as imagens apresentadas e considerando o entendimento sobre instalações efêmeras, avalie as afirmações a seguir.
I. As instalações apresentadas se apropriaram dos espaços de forma a provocar uma nova relação com o usuário.
II. Nas instalações efêmeras, os materiais devem ser pensados, preferencialmente, de forma a permitir a sua montagem e desmontagem com reaproveitamento total e/ou parcial.
III. Em espaços efêmeros, o perfil de usuários pode variar consideravelmente e, por essa razão, o briefing torna-se dispensável.
É correto o que se afirma em
Observando as imagens apresentadas e considerando o entendimento sobre instalações efêmeras, avalie as afirmações a seguir.
I. As instalações apresentadas se apropriaram dos espaços de forma a provocar uma nova relação com o usuário.
II. Nas instalações efêmeras, os materiais devem ser pensados, preferencialmente, de forma a permitir a sua montagem e desmontagem com reaproveitamento total e/ou parcial.
III. Em espaços efêmeros, o perfil de usuários pode variar consideravelmente e, por essa razão, o briefing torna-se dispensável.
É correto o que se afirma em
Q2187833
Arquitetura
O espaço planejado também precisa ser pensado em sua dimensão crítica e ética. A obra do artista Hélio Oiticica se inspira nas precariedades das construções de barracos dos morros cariocas dos anos 1970 e dialoga com o frenesi do samba como uma das expressões da cultura brasileira. Oiticica foi um artista que buscou conhecer a cultura brasileira, especialmente a carioca, para refletir sobre a potência criadora dessa cultura, o que o levou a problematizar, entre outras questões, o samba, a marginalidade e os preconceitos étnicos contra a cultura da população afro-brasileira.
Considerando o contexto apresentado e a obra de Hélio Oiticica, avalie as afirmações a seguir.
I. Um projeto de design de interiores pode ser enriquecido com inspiração na pesquisa sobre perspectivas culturais no contexto da diversidade, pois refletir sobre as contradições sociais é um procedimento relevante para projetos sensíveis à sociedade contemporânea brasileira.
II. A síntese entre expressão e forma mantém relação com a experimentação artística proposta por Hélio Oiticica, a qual reflete contradições sociais cujo debate restringe-se a área das Ciências Sociais.
III. A cultura brasileira apresenta uma forma singular de produção ao seguir um programa homogêneo de reprodução de valores historicamente consolidados na cordialidade.
É correto o que se afirma em