Questões de Vestibular MEC 2022 para Serviço Social

Foram encontradas 9 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187056 Serviço Social
O governo brasileiro intensificou a ortodoxia neoliberal a partir de 2017, com significativo corte de direitos sociais, sobretudo do financiamento público, como denota o Novo Regime Fiscal (NRF), que foi aprovado pela Emenda Constitucional (EC) n. 95. O NRF inviabilizou a vinculação dos recursos para as políticas sociais nos moldes desenhados pela Constituição Federal de 1988, ao congelar as chamadas despesas primárias do governo (exceto as despesas financeiras com o pagamento de juros da dívida) por vinte anos, limitando-se a correção pela inflação.
SALVADOR, E. O desmonte do financiamento da seguridade social em contexto de ajuste fiscal.Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 130, p. 426-446, set./dez. 2017 (adaptado).

Considerando as ideias do texto apresentado, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187059 Serviço Social
A partir da década de 1990, com o processo de descentralização das políticas sociais, as(os) assistentes sociaistêm sido requisitadas(os) para atuar nos níveis de planejamento, gestão e coordenação de equipes, serviços, programas e projetos. Além de executarem as políticas públicas e sociais, assumem a gestão, compartilhando com outros profissionais esse espaço profissional atravessado de contradições.
Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ao assumir funções que envolvem a gestão das políticas públicas e sociais, a(o) assistente social deve pautar-se na perspectiva do fortalecimento da gestão democrática e participativa que possibilite o trabalho interdisciplinar e intersetorial, construindo propostas que potencializem a gestão em favor das(os) usuárias(os) e das(os) trabalhadoras(es).
PORQUE
II. O Serviço Social, desde sua gênese no Brasil, defendeu os direitos humanos, o aprofundamento da democracia, o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população usuária, além de ter sido atuante nos movimentos sociais de luta pelos direitos da classe trabalhadora.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187062 Serviço Social
Na raiz da questão social, na atualidade, encontram-se as políticas governamentais favorecedoras da esfera financeira e do grande capital produtivo. Os mercados financeiros e as empresas multinacionais constituem forças que capturam o Estado, as empresas nacionais e o conjunto das classes e grupos sociais, que passam a assumir os ônus das chamadas exigências dos mercados.
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na cena contemporânea. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL - CFESS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS: ABEPSS, 2009. p. 15-50 (adaptado)

De acordo com esse contexto, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187063 Serviço Social
O fundo público envolve a capacidade que o Estado tem de mobilizar recursos, principalmente tributos, para realizar intervenções em políticas públicas, englobando as políticas econômicas e sociais, o que permite alterar ou conservar a realidade socioeconômica do país. O fundo público, em particular a sua face mais visível, o orçamento público, é determinante para a acumulação do capital e a reprodução social no modo de produção capitalista, espelhando as contradições entre as classes sociais e a correlação de forças políticas na sociedade.
SALVADOR, E. Disputa do fundo público em tempos de pandemia no Brasil. Textos e Contextos. Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 1-158, 2020 (adaptado).

A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O fundo público participa diretamente do processo de rotação do capital, tendo em perspectiva o processo de reprodução capitalista como um todo.
PORQUE
II. As prioridades dos fundos públicos são pagar os juros e amortizar as dívidas públicas, além de assegurar a rotatividade do capital em momentos de crise.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187071 Serviço Social
A Constituição Federal de 1988 é um marco fundamental da política de assistência social porque a reconhece como política pública e social que, junto com as políticas de saúde e de previdência social, compõe o sistema de seguridade social brasileiro. Em seu processo de (re)ordenamento e rápida expansão pelo país, tendo como horizonte o combate à pobreza e à miséria da população, a assistência social encontra, no primeiro damismo, uma limitação, pois se constitui em uma estratégia de (re) legitimação de uma prática que remonta às origens da política de cunho clientelista e paternalista.

Acerca desse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. A herança do patrimonialismo na política brasileira não é percebida apenas na política de assistência social, mas também nas demais políticas públicas e envolve uma discussão acerca do que se está denominando atualmente de nepotismo.
II. A (re)atualização e a permanência do primeiro damismo na política da assistência social reproduz o patriarcado como determinante na condução dessa política, colocando em dúvida a perspectiva de garantia dos direitos socioassistenciais.
III. O primeiro damismo na gestão da política da assistência social tem sido combatido pelo conjunto das entidades representativas das(os) assistentes sociais, uma vez que, embora constitucionalmente legal, se trata de prática que contraria o princípio da impessoalidade no serviço público.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: A
5: C