Questões de Vestibular MEC 2022 para Jornalismo

Foram encontradas 7 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Jornalismo |
Q2186486 Jornalismo
Imagem associada para resolução da questão

Após o programa Em Pauta, da GloboNews, ser alvo de críticas nas redes sociais por só ter jornalistas e comentaristas brancos falando sobre racismo, a atração do dia seguinte contou com um time de profissionais negros para debater o assunto. O apresentador Marcelo Cosme começou o programa dizendo que eles entenderam o recado dos internautas e, por isso, convidaram um time de profissionais negros para “discutir um tema que eles conhecem muito bem, porque o enfrentam em suas vidas”. Em ambos os dias, o programa abordou a onda de protestos contra o racismo ocorrida nos Estados Unidos depois da morte de George Floyd, sufocado por um policial branco em Mineápolis.
Disponível em: https://f5.folha.uol.com.br/televisao/2020/06/apos-polemica-globonews-escala-profissionais-negros-para-debaterracismo-no-em-pauta.shtml. Acesso em: 27 jun. 2022 (adaptado).

Considerando a imagem e o texto apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. A produção audiovisual e o telejornalismo contemporâneos se configuram de modo a responderem a demandas sociais e de comportamento exigidas pela sociedade civil, por meio da participação ativa dos telespectadores em redes sociais.
II. As organizações e empresas de comunicação são pressionadas a atualizar suas políticas, diretrizes e formas de atuação, para manterem a audiência de acordo com as mudanças ocorridas na sociedade, a partir da interação com seus públicos.
III. O lugar de fala, enquanto anseio relativo à liberdade de expressão, é historicamente ocupado no telejornalismo brasileiro, de modo a representar a diversidade social e cultural do povo no que diz respeito a classe, raça e gênero.
IV. A resposta das redes sociais aos programas jornalísticos representa a queda do senso crítico dos telespectadores, que, em vez de se aterem ao conteúdo, reclamam dos formatos e do visual dos telejornais, preocupando-se com questões pouco importantes para a sociedade brasileira.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Jornalismo |
Q2186489 Jornalismo
Imagem associada para resolução da questão

Uma das obras de arte mais famosas do mundo, La Gioconda (também conhecida como Monalisa) sofreu um ataque de vandalismo no Museu do Louvre, em Paris. Uma pessoa atirou o que parece ser uma torta no quadro. Ela estava disfarçada com peruca e usava cadeira de rodas. A identidade da pessoa não foi divulgada e ainda não se sabe a motivação do ataque. Diversos visitantes publicaram fotos e vídeos do ocorrido nas redes sociais. A pintura não sofreu danos, pois está protegida por uma placa de cristal.
Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/05/29/quadro-da-monalisa-e-atacado-por-visitante-no-louvre.ghtml. Acesso em: 27 jun. 2022 (adaptado).

Considerando as imagens e o texto apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. As imagens realizadas de forma espontânea e fortuita por pessoas comuns se tornaram aceitáveis para publicação de veículos jornalísticos on-line devido à instantaneidade da notícia, ainda que não possuam a qualidade daquelas capturadas por câmeras profissionais.
II. O uso de smartphones no fotojornalismo propiciou a geração de imagens antes da apuração das notícias e sua rápida publicação, mesmo em baixa qualidade, deixando informações relevantes para publicação posterior em suítes e matérias derivadas.
III. As imagens realizadas por fotojornalistas se diferenciam daquelas capturadas pelo público em geral devido ao fato de que eles trabalham a partir de conceitos jornalísticos e são motivados por concepções e olhares característicos da profissão.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Jornalismo |
Q2186491 Jornalismo
O conjunto de atividades que compõem a cobertura dos jogos de futebol vai muito além da transmissão dos jogos propriamente dita. Trata-se de uma ação continuada ou permanente, uma vez que jogos, campeonatos e um grande conjunto de ações direta ou indiretamente ligadas a eles — treinos, venda e empréstimo de jogadores, política interna dos clubes, táticas e treinadores, calendários de jogos etc. — são temas recorrentes em programas esportivos ou no telejornalismo das emissoras de televisão.
TEMER, A. C. R. P; TONDATO, M. P.A televisão em busca da interatividade: uma análise dos gêneros não ficcionais. Brasília: Casa das Musas, 2009 (adaptado).

Considerando as ações mencionadas no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os boletins ou stand-ups distribuídos na programação integram a transmissão dos jogos mais importantes antes mesmo de eles começarem, inserindo-se na cobertura como formato nas emissoras de televisão.
PORQUE
II. As informações ligadas direta ou indiretamente aos jogos compõem um conjunto de ações cobertas especificamente em programas esportivos pelas equipes de televisão.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Jornalismo |
Q2186492 Jornalismo
TEXTO 1
Desde o período moderno, as fotografias são alvo de discussão sobre a exposição do sofrimento. Essa reflexão vem sendo desenvolvida em torno de imagens que apresentam diversas situações de catástrofes, guerras, atentados, doenças e acidentes. Se, por um lado, as imagens fotográficas nos meios massivos de comunicação surgem como registros de mazelas e infortúnios cotidianos, por outro, as implicações éticas da prática fotojornalística jogaram luz sobre a criação de uma grande galeria de sofredores transformados em exemplos de diversas temáticas que compõem os sofrimentos ordinários. Isso vem sendo alvo de críticas voltadastanto à exploração das desgraças alheias quanto ao embotamento crítico e afetivo dos espectadores estimulados por essa torrente de imagens do sofrimento. Entretanto, o fotojornalismo ainda assume um papel importante nos modos de perceber as realidades do mundo, configurando-se como um complexo campo de visibilidade no qual atuam os vários pactos de acessos e distribuição de lugares entre corpos e falas.
BIONDI, A. Três figurações do corpo sofredor no fotojornalismo. In: MARTINS, M. L. et al. (Org.). Figurações da morte na mídia e na cultura: entre o estranho e o familiar. Braga: Centro de Estudos Comunicação e Sociedade, p. 226 - 245, 2016 (adaptado).

TEXTO 2
Imagem associada para resolução da questão



Considerando que o texto e a fotografia apresentados colocam em questão alguns dos dilemas éticos da prática fotojornalística, avalie as afirmações a seguir.
I. Ao explorar com frequência as experiências de sofrimento, o fotojornalismo assume um lugar ético, pois participa da constituição comum de noções como a de justiça, medo, indignação, entre outras disposições afetivas e políticas.
II. Imagens como a do repórter fotográfico Tiago Brandão violam o Código de Ética dos Jornalistas, pois exploram o sofrimento alheio sem apresentar informação relevante e de amplo interesse público.
III. Quando o sofrimento humano é motivo visual do fotojornalismo, além de relatar um fato ocorrido, a imagem também propõe modos de experiência que mobilizam o espectador compassivamente em direção aos corpos precarizados.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Jornalismo |
Q2186494 Jornalismo
Imagem associada para resolução da questão


Em 8 de julho de 2014, a Seleção Brasileira de Futebol foi massacrada pela Seleção da Alemanha ao ser eliminada das semifinais da Copa do Mundo com uma derrota de 7 a 1. No dia seguinte, os jornais Gazeta do Povo (PR) e Meia Hora (RJ), entre outros periódicos brasileiros, estamparam em suas capas o resultado histórico daquele confronto, lançando mão de diferentes recursos visuais e gráficos.
Considerando as capas apresentadas e os parâmetros básicos de planejamento visual e gráfico em jornalismo, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: C
5: E