Questões de Vestibular MEC 2022 para Administração

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Administração |
Q2162550 Administração Geral
Ao utilizar o modelo de análise de mercado proposto por Porter, procura-se identificar as forças que atuam em um mercado dinâmico e competitivo, determinando-se a intensidade da competição em dado setor. A seguir, é apresentada a figura que representa o mencionado modelo.
As Cinco Forças Competitivas de Porter
Imagem associada para resolução da questão
PORTER, M. Estratégias competitivas. Técnicas de análise para indústrias e concorrência. São Paulo: Atlas, 2005.


Considerando o modelo representado na figura, avalie as afirmações a seguir.
I. O poder de barganha de compradores é caracterizado pelo reduzido número de empresas concorrentes na indústria, acrescido de maior demanda de produtos pelos consumidores finais.
II. A ameaça de produtos e serviços substitutos acontece quando uma empresa mantém, por muito tempo, a mesma tecnologia e o mesmo portfólio de produtos, acrescidos de acompanhamento aquém das tendências de evolução tecnológica das demais empresas do mercado.
III. A ameaça de novos entrantes ocorre quando já existe uma empresa detentora de marca tradicional e clientes fidelizados e, por esse motivo, a empresa que tentar adentrar esse mercado tenderá a desencorajar-se, visto que terá de investir vultosos recursos na tentativa de competir.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Administração |
Q2162553 Administração Geral
Ao analisar o ambiente setorial para o planejamento estratégico da empresa onde trabalha, o diretor comercial da ABX Ltda. utilizou como ferramenta de análise o modelo das cinco forças proposto por Porter. Nessa análise, o diretor considerou, em valores percentuais, a medida de cada uma dessas forças para se tornarem favoráveis ou desfavoráveis à empresa, conforme tabela a seguir.
Imagem associada para resolução da questão


Com base nos resultados dessa análise, infere-se que o ambiente competitivo da empresa apresenta
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Administração |
Q2162556 Administração Geral

O plano de negócios como parte fundamental do processo empreendedor é um instrumento que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido. A realização do plano de negócios envolve diversas etapas, sendo a análise do mercado e da competitividade importante para se revisarem e se adaptarem estratégias aos novos desafios. A figura a seguir apresenta o modelo de estratégias competitivas genéricas concebido por Porter.


Imagem associada para resolução da questão

PORTER, M. Estratégias competitivas. Técnicas de análise para indústrias e concorrência. São Paulo: Atlas, 2005.



A partir das informações apresentadas no texto e na figura, avalie as afirmações a seguir.


I. Na liderança de custos, o empreendedor deve optar por uma estratégia de custo mais vantajosa que a de seus concorrentes, o que significa obter economias de escalas por meio de tecnologias apropriadas e, sobretudo, de alta produtividade.


II. Na estratégia de diferenciação, o empreendedor deve buscar ser o único em algum fator que o mercado consumidor considera importante, o que significa ser singular, diferenciado no marketing e em outras características.


III. Na estratégia de enfoque no custo, o empreendedor deve identificar uma solução de custo mais vantajosa e uma oferta de produto diferenciada dos seus concorrentes, o que significa a criação de produtos com preços mais baixos e massificados.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Administração |
Q2162569 Administração Geral
Um dos principais fatores para o sucesso organizacional na atualidade é a adoção da liderança situacional. Entende-se por liderança situacional aquela pautada na adaptação da forma de liderar tomando-se como parâmetro o contexto em que a empresa e a equipe se encontram. Na liderança situacional, implementam-se mudanças de tal forma que seja possível promover a motivação, a produtividade e o engajamento da equipe, o que repercute nos resultados empresariais. Para a maioria das empresas, a liderança que reconhece e valoriza o mérito individual é altamente recomendável. Algumas décadas atrás, muitos gerentes eram autocratas intransigentes, que davam ordens e mostravam pouca preocupação com aqueles que estavam hierarquicamente inferior a eles. Ao longo dos anos, esse estilo de liderança deu lugar a abordagens mais sensíveis e eficazes e há evidências sólidas que indicam que os funcionários acham esses estilos muito mais motivadores. Para manter um senso de equilíbrio, os líderes devem atender às necessidades emocionais de seus funcionários, ajudando-os a perceber que fazem parte de algo importante e comunicando apreço, preocupação e suporte.
LONGENECKER, J. G.; PETTY, J. W.; PALICH, L. E.; HOY, F. Administração de pequenas empresas: lançando e desenvolvendo iniciativas empreendedoras. São Paulo: Cengage, 2018 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas no texto sobre liderança e sucesso organizacional, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: B