Questões de Vestibular UFPEL 2019 para Vestibular - Terceira Etapa

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2019 Banca: INEP Órgão: UFPEL Prova: INEP - 2019 - UFPEL - Vestibular - Terceira Etapa |
Q1379173 Conhecimentos Gerais
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (Pnud) estabeleceu, no Relatório do Desenvolvimento Humano de 1990, que a situação de pobreza atinge as pessoas que vivem com menos de 1,25 dólar por dia. O Banco Mundial considera a faixa de menos de 2 dólares por dia para definir a população pobre e menos de 1 dólar por dia para definir a pobreza extrema”. (ALMEIDA, RIGOLIN, 2017, p. 59) Outro ponto interessante a se destacar é que existem diversas maneiras de se medir e de se avaliar a pobreza no mundo. Uma das formas é a análise, por exemplo, dos indicadores socioeconômicos. Outra seria por meio da analise do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Sobre o Índice de Desenvolvimento Humano, é correto afirmar que leva em consideração os seguintes aspectos:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: INEP Órgão: UFPEL Prova: INEP - 2019 - UFPEL - Vestibular - Terceira Etapa |
Q1379175 Conhecimentos Gerais
Movimentos sociais são organizações ou grupos estruturados para criar formas de associação entre pessoas, grupos de pessoas ou entidades que têm interesses comuns e buscam defender seus direitos por meio de ações coletivas [...] Entre as áreas de atuação dos movimentos sociais, podemos citar os movimentos por moradia, os movimentos ligados aos diretos trabalhista, os movimentos de luta pela terra, os movimentos ambientais e os movimentos de promoção da igualdade étnica, social, de gênero, de orientação sexual, de religião, entre outros. Pela capacidade de organização e mobilização de parte da população, em diferentes momentos da história do Brasil, esses movimentos têm influenciado as decisões políticas” (BALDRAIA, [et. al] 2016, p. 250).
No que toca os movimentos sociais urbanos, pode-se destacar que alguns dos aspectos que envolvem a inserção da classe trabalhadora em movimentos sociais é a falta de moradia. A matéria abaixo evidencia a defasagem de moradia no Brasil:
“A população cresce ano a ano e o déficit habitacional segue a mesma trajetória no Brasil e é uperior a 7,7 milhões de moradias necessárias para suprir essa demanda por imóvel próprio. Os dados são baseados em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad/IBGE) de 2015. Um problema e tanto para ser administrado pela gestão pública” (Sucena Resk. Carta Capital).
Um importante instrumento para contribuir com a amenização da falta de moradia é a correta aplicação do Estatuto da Cidade, este regula o uso da propriedade em prol do bem coletivo, da segurança, do bem estar dos cidadãos e do meio ambiente. Dentro do Estatuto da Cidade, se prevê a Função Social da propriedade. Sobre a Função Social da propriedade, é correto afirmar que ela prevê
Alternativas
Ano: 2019 Banca: INEP Órgão: UFPEL Prova: INEP - 2019 - UFPEL - Vestibular - Terceira Etapa |
Q1379187 Conhecimentos Gerais
Nas últimas décadas do século XIX o operariado brasileiro se organiza. Surgiram as primeiras associações de ajuda mútua, que reuniam trabalhadores do mesmo ofício e tinham por objetivo angariar recursos para amparar os associados e suas famílias. Elas foram o germe das ligas operárias e, mais tarde, dos sindicatos, influenciados por ideias trazidas por imigrantes europeus, como o socialismo, o anarquismo e o anarcossindicalismo. Sob influência das novas ideias, diversas greves irromperam nos primeiros anos da República, como as greves em Porto Alegre (1906) e São Paulo (1907). O período de maior agitação grevista ocorreu entre os anos de 1917 e 1920.
História: passado e presente. AZEVEDO, Gislane, SERIACOPI, Reinaldo. 1 ed. Volume 3 – do século XX aos dias de hoje. São Paulo. Ática, 2016, pág. 50
As formas de repressão do governo em relação às ações grevistas baseadas nas referências ideológicas citadas acima, nesse período, foram variadas. Entre elas temos:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: E