O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Seu match está prestes a expirar! Última chance de aproveitar a partir de R$8,40 mensais.

Questões de Vestibular ENCCEJA 2019 para Exame - Linguagens e Ciências Humanas, Ensino Médio

Foram encontradas 60 questões

Q1401608 Português

Projeto horta


    Bateu a fome bem no meio da madrugada e fiquei por alguns minutos naquela disputa mental entre a fome e a preguiça. Até que a fome me venceu e eu me levantei, totalmente sonada e faminta. Ainda calçando os chinelos me convenci de que não ligaria o fogão de forma alguma, resolveria o problema no máximo com uma salada ou algumas bolachas com requeijão.

    Abri a geladeira e avistei uma cenoura e um tomate na gaveta transparente. Pronto! Salada de cenoura ralada com tomate picado, saudável e fácil. Mas, ao abrir a tal gaveta, também avistei uma cebola bem no fundo, esquecida. Tão esquecida que um broto pequeno surgia de uma superfície, ainda tímido. Fiquei fascinada com aquele broto, esqueci a cenoura, o tomate e, bem, até a fome.

FRENDER, C. Glamour, n. 35, fev. 2015.

Um dos elementos que caracteriza esse texto como um diário é o(a)
Alternativas
Q1401609 Português

Repense seus hábitos de consumo


    Nossos hábitos de consumo estão muito relacionados com a sociedade em que vivemos. Mas a atitude de cada um de nós é muito importante e faz toda a diferença para ajudar a reduzir a pressão do consumo sobre o planeta.

    Sabemos que é impossível não consumir. Entretanto, podemos repensar nossos hábitos, modificá-los e adotar atitudes mais amigáveis e saudáveis, para nós e para o meio ambiente.

    O primeiro passo é, antes de consumir um produto, se perguntar: eu preciso mesmo disso? E caso precise, de onde ele vem e como foi produzido? Quando paramos para pensar e não agimos por impulso, podemos fazer escolhas mais conscientes. Temos esse poder em nossas mãos.

MAGELA, G. In: WWF-BRASIL. Pegada ecológica: nosso estilo de vida deixa marcas no planeta. Brasília: WWF-Brasil, 2013 (adaptado).

No texto, o principal recurso para engajar o leitor é o(a)
Alternativas
Q1401610 Português

Imagem associada para resolução da questão


Analisando-se a parte escrita e a imagem, conclui-se que o objetivo principal do texto é

Alternativas
Q1401611 Português

    RINS: (do latim renes) é a parte inferior da região lombar dos vertebrados. Mas não muito inferior... O célebre humorista brasileiro Aparício Torelli, o Barão de Itararé, prestava exame no curso de medicina, quando o professor lhe perguntou: “Quantos rins nós temos?” O aluno Aparício respondeu: “Quatro, professor”. Diante do olhar espantado do mestre e das gargalhadas dos colegas, emendou: “Quatro. Dois meus e dois seus”. O examinador, querendo ser engraçado também, pediu um feixe de capim... Mas Aparício foi mais rápido ainda: “E para mim um cafezinho”.

SILVA, D. De onde vêm as palavras: frases e curiosidades da língua portuguesa.

São Paulo: Mandarim, 1997.

Nesse texto, a mistura de gêneros textuais foi utilizada para
Alternativas
Q1401612 Espanhol

    Lograr no tirar nada requiere un poco de disciplina y organización. Cuando se planifica bien lo que compramos, almacenamos y cocinamos, el beneficio es doble: para el bolsillo y para la salud. Cuando pienso en la comida en buen estado que se tira porque ha perdido su valor comercial, como latas abolladas, paquetes próximos a su fecha de caducidad, cambios de diseño y etiquetas mal impresas, se me hace un nudo en la garganta. La regla es no desperdiciar. [...] Las actitudes que se observan en la vida cotidiana muestran que nos conducimos como si no existieran el hambre y la desnutrición. Muchos respondemos a los llamados solidarios, pero pasado el momento seguimos comportándonos sin recordar que el alimento es un recurso limitado.

Disponível em: www.clarin.com. Acesso em: 10 set. 2014 (adaptado).

No texto, a expressão “se me hace un nudo en la garganta” é empregada com o intuito de reforçar a preocupação do autor com o
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: B