Questões de Vestibular UFMS 2018 para Processo Seletivo - Vestibular UFMS

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2018 Banca: INEP Órgão: UFMS Prova: INEP - 2018 - UFMS - Processo Seletivo - Vestibular UFMS |
Q1803324 Conhecimentos Gerais
Compreendido como elemento constituinte da identidade de um povo, de caracterização de determinadas populações, além de atuar como registro da história e do costume de determinados grupos sociais, o patrimônio cultural enumera uma série de questões que devem ser consideradas para a preservação da história e da memória local. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que representa corretamente um patrimônio cultural brasileiro referente ao período colonial de nossa história.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: INEP Órgão: UFMS Prova: INEP - 2018 - UFMS - Processo Seletivo - Vestibular UFMS |
Q1803329 Conhecimentos Gerais
“Uma tendência da música do século 20 foi a crescente influência de estilos afroamericanos. Do ragtime do início do século ao jazz dos afro-americanos urbanos, passando pelo blues dos negros pobres das áreas rurais do Sul, os estilos foram assimilados pelos artistas brancos. Nos anos 50, músicos negros e brancos se misturaram no rock and roll, quando Elvis Presley destruiu a ideia de que os cantores deveriam cantar em posição estática; e Little Richard tocava para plateias não segregadas. Na Grã-Bretanha, a cultura teen se tornou muito influente nos “Swinging Sixties” (“Descolados Anos Sessenta”, em tradução livre), quando bandas como The Beatles, The Rolling Stones e The Who irromperam no mercado americano e se tornaram mundialmente famosas. A música pop, então, começou a se subdividir em uma série de gêneros, entre eles o punk rock e o hip-hop.
Além de ter ensejado o crescimento da chamada cultura jovem, a década de 1960 foi um período de rápidas mudanças sociais. Uma nova onda de feminismo foi complementada com a introdução da pílula anticoncepcional, que proporcionou às mulheres mais liberdade que nunca. Ao mesmo tempo, os jovens do mundo ocidental exploravam modos de vida alternativos, no que foi chamado de contracultura. Os hippies encamparam drogas psicoativas e artes “étnicas”, sobretudo na joalheria e no vestuário, de países africanos e asiáticos. E, pela primeira vez, o ateísmo e o secularismo passaram a ser lugar-comum no Ocidente. No entanto, apesar da tendência ao secularismo e ao realismo, os best-sellers literários do século 20 foram livros de fantasia: O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien (publicado em 1954, vendeu mais de 150 milhões de exemplares), e Harry Potter e a Pedra Filosofal (o 1º volume da série), de J. K. Rowling (publicado em 1997 e traduzido para mais de 65 idiomas, vendeu mais de 120 milhões).” (CHALTON, Nicola; MACARDLE, Meredith. A história do século 20 para quem tem pressa. Tradução Paulo Afonso. Rio de Janeiro: Valentina, 2017. p. 118-119).
Considerando o texto apresentado nesse enunciado e seus conhecimentos sobre o desenvolvimento sociocultural do mundo durante o século 20, é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2018 Banca: INEP Órgão: UFMS Prova: INEP - 2018 - UFMS - Processo Seletivo - Vestibular UFMS |
Q1803331 Conhecimentos Gerais
Leia atentamente o texto a seguir. ”Vamos refletir: no Brasil, africanos, indígenas e seus descendentes passaram três séculos e meio tendo sua força de trabalho escravizada e, apesar de serem os geradores de riquezas (financeiras e culturais), representavam uma ameaça à estabilidade política e econômica dos grupos abastados. Isso sem falar na desqualificação de suas compreensões de mundo (culturas, religiões e expressões artísticas). Esses mesmos indígenas, africanos e seus descendentes foram tratados, pelas pseudociências do século XIX, como a origem do mal e do fraco desenvolvimento do Brasil. Em contrapartida, o eurocentrismo e o ideal de embranquecimento da população fizeram com que o governo desenvolvesse políticas de imigração que incentivaram a vinda de grupos europeus. Num primeiro momento, italianos, alemães, portugueses, poloneses etc. receberam tratamento completamente diferente daquele recebido pelas pessoas que vieram por força da escravidão. E também pelos que já estavam aqui e foram dizimados em nome da ‘civilização’”. (RODRIGUES, Rosiane. “Nós” do Brasil: estudos das relações étnico-raciais. São Paulo: Moderna, 2012. p. 96-97).
Ao associar o texto desse enunciado com a data de 20 de novembro, dia nacionalmente rememorado como o Dia da Consciência Negra, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B