Questões de Vestibular ENCCEJA 2018 para Exame - Linguagens e Ciências Humanas, Ensino Médio - PPL

Foram encontradas 4 questões

Q1399292 História
Elixir do mundo moderno A fruta vermelha que nasce da flor branca do pé de café foi descoberta por volta do ano 525 no interior da Etiópia. Os etíopes se alimentavam de sua polpa doce, por vezes macerada, ou misturada em banha, para refeição. O café da Etiópia atravessou o Mar Vermelho e foi levado para a Península Arábica, onde era consumido como bebida após a torrefação. Impregnado na cultura do mundo islâmico, o café foi incluído até mesmo na legislação turca, segundo a qual as esposas podiam pedir divórcio caso os maridos não provessem a casa com uma cota de café. Porém, o uso excessivo do café, libertador de emoções, levou o governador de Meca a proibi-lo em casas públicas e mosteiros em 1511. MARTINS, A. L. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 57, jun. 2010.
A história do fruto mencionado o apresenta como uma iguaria
Alternativas
Q1399293 História

Imagem associada para resolução da questão

Pintura da Toca do Boqueirão, da Pedra Furada – Parque Nacional Serra da Capivara – Piauí.


As escavações iniciadas em 1978, no Parque Nacional Serra da Capivara, no estado do Piauí, permitiram a descoberta dos mais antigos vestígios até hoje conhecidos da presença humana nas Américas. Na Toca do Boqueirão, do Sítio da Pedra Furada, as escavações demonstraram que o abrigo foi utilizado pelo homem pré-histórico há pelo menos 50 000 anos.

Disponível em: www.fumdham.org.br. Acesso em: 6 set. 2013 (adaptado).


Os estudos sobre os vestígios desses grupos revelam sua importância histórica no que diz respeito à

Alternativas
Q1399313 História
Sendo os homens por natureza todos livres, iguais e independentes, ninguém pode ser expulso da sua propriedade e submetido ao poder político de outrem sem dar consentimento. LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo. São Paulo: Abril, 1978.
Os ideais demonstrados no texto foram princípios defendidos na Europa pelos
Alternativas
Q1399314 História
Os últimos anos da União Soviética (URSS) foram uma catástrofe em câmera lenta. A queda dos satélites europeus em 1989 e a relutante aceitação por Moscou da reunificação alemã demonstraram o colapso da União Soviética como potência internacional, mais ainda como superpotência. Em termos internacionais, a URSS era como um país derrotado após uma grande guerra — só que sem guerra. HOBSBAWM, E. Era dos extremos. O breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado).
O processo mencionado no texto modificou a geopolítica mundial porque
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: A