Questões de Vestibular UFSM 2016 para Vestibular - EAD

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2016 Banca: INEP Órgão: UFSM Prova: INEP - 2016 - UFSM - Vestibular - EAD |
Q1352756 História
As Cruzadas foram expedições militares estimuladas pelos papas, a partir do ano de 1095, com o proprósito de combater os reinos muçulmanos, então considerados inimigos dos cristãos. Essas expedições se dirigiram em especial ao Oriente Médio para a conquista da Palestina, mas também para a luta contra os reinos muçulmanos na Península Ibérica.
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: ARRUDA, José J; PILETTI, Nelson. Toda a História São Paulo: Ática, 2007. p. 127.(Adaptado)
A partir das informações fornecidas no texto e no mapa, analise as afirmativas.
I → As Cruzadas mobilizaram o excedente populacional da Europa, com destaque para os nobres sem terras, que, dessa forma, puderam amealhar alguma riqueza, seja por meio de saques, seja pelo domínio de territórios.
II → Como as Cruzadas eram guerras religiosas, santificadas pelo Papa, os guerreiros cristãos que delas participavam tinham seus pecados perdoados.
III → As Cruzadas dinamizaram o comércio no Mar Mediterrâneo e possibilitaram o enriquecimento de cidades italianas, como Veneza, Gênova e Pisa, que já tinham tradição de comércio marítimo.
IV → Encerradas as expedições militares, as consequências foram imediatas quanto ao encerramento do intercâmbio entre o Ocidente e o Oriente, em especial nas áreas comercial e cultural.
Está(ão) correta(s)
Alternativas
Ano: 2016 Banca: INEP Órgão: UFSM Prova: INEP - 2016 - UFSM - Vestibular - EAD |
Q1352757 História
Observe as imagens.
“Virgem em majestade com o Menino e dois anjos” (1275), de Maestro del Bigallo.
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: DUPRAT, Carolina. MASP, São Paulo. Rio de Janeiro: Mediafashions, 2009
“A Virgem com o Menino de pé, abraçando a Mãe" (1480-1490), de Giovanni Bellini.
Imagem associada para resolução da questão
Fonte: DUPRAT, Carolina. MASP, São Paulo. Rio de Janeiro: Mediafashions, 2009

Nas obras acima, de dois artistas italianos – um representando a arte medieval; outro, a arte do início dos tempos modernos –, pode-se inferir as mudanças que ocorreram na Itália, no final do medievo e início da Idade Moderna. Nesse período, aconteceu:
I → uma ruptura em relação ao predomínio dos temas religiosos na arte, em decorrência do crescimento do comércio e das manufaturas nas cidades italianas.
II → uma mudança no tratamento dos temas religiosos, no sentido de uma representação das figuras sagradas mais próximas a modelos humanos naturalizados.
III → uma nova orientação cultural, que modificou os valores do mundo medieval e priorizou o racionalismo, o naturalismo e o hedonismo.
Está(ão) correta(s)
Alternativas
Respostas
1: D
2: E