Questões de Vestibular IFF 2017 para Vestibular - Segundo Semestre

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2017 Banca: IFF Órgão: IFF Prova: IFF - 2017 - IFF - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1265205 Geografia

“O projeto PRODES realiza o monitoramento por satélites do desmatamento por corte raso na Amazônia Legal e produz, desde 1988, as taxas anuais de desmatamento na região, que são usadas pelo governo brasileiro para o estabelecimento de políticas públicas. As taxas anuais são estimadas a partir dos incrementos de desmatamento identificados em cada imagem de satélite que cobre a Amazônia Legal. A primeira apresentação dos dados é realizada para dezembro de cada ano, na forma de estimativa. Os dados consolidados são apresentados no primeiro semestre do ano seguinte”. (PRODES, 2016) Tabela:

Taxas PRODES (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite)

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em:<http://www.obt.inpe.br/prodes/index.php

Obs.: As áreas desmatadas listadas na tabela estão em km².


Na tabela, é possível identificar as taxas PRODES de desmatamento, na Amazônia Legal e nos estados que a compõem entre os anos de 2004-2016. Considerando os dados apresentados na tabela e o atual cenário de desmatamento na Amazônia Legal, é correto afirmar:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IFF Órgão: IFF Prova: IFF - 2017 - IFF - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1265206 Geografia

Imagem associada para resolução da questão

Círculos indicam cenas Landsat selecionadas para a estimativa do PRODES 2016. Cinza: municípios prioritários

Disponível em:< http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=4344>

Acesso em: 30 abr 2017.


Considerando a imagem acima, assinale a alternativa que apresenta respectivamente a técnica utilizada para representá-la e a região retratada pela área cinza (municípios prioritários):

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IFF Órgão: IFF Prova: IFF - 2017 - IFF - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1265208 Geografia
O mapa (...) sempre despertou em todo tempo, em todos os lugares e em todas as pessoas interesses dos mais diversos, dentre os quais o mais almejado pelos homens foi o de fazer dele um poderoso instrumento de poder, conquista e dominação. Essa é talvez a sua dimensão política mais conhecida. (...) o mapa adquire feições das mais diversas: por momentos não passa de um simples croqui pedagógico aparentemente “ingênuo”; mais adiante, já é um documento “técnico” reservado a “especialistas”; na surdina, é segredo de Estado, que só pode ser visto e utilizado por comandantes e executivos de grandes corporações militares ou civis. Muitos são os pretextos para não dar divulgação ampla a determinados mapas. Fonte: TEIXEIRA NETO, Antonio. Cartografia, território e poder: dimensão técnica e política na utilização de mapas. IN: Boletim Goiano de Geografia. Goiania, v. 26, n. 2: 49-69, 2006. Acesso em: 30 abr 2017.
O excerto anterior aponta uma das dimensões políticas dos mapas. Sobre esse assunto é possível afirmar corretamente:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IFF Órgão: IFF Prova: IFF - 2017 - IFF - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1265209 Geografia
Sismo de 5,3 de magnitude a cerca de 480 quilómetros do Corvo (01 de maio de 2017) O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sua página na internet, adiantou que "foi registado nas estações da Rede Sísmica Nacional, um sismo de magnitude 5,3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 480 quilômetros a Norte-Nordeste de Corvo (Corvo)", acrescentando que não fora ainda "recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido". Contactada pela Lusa, fonte da Proteção Civil dos Açores disse não ter registo de qualquer ocorrência. Fonte: JORNAL DE NOTÍCIAS. Sismo de 5,3 de magnitude a cerca de 480 quilómetros do Corvo. Disponível em: <http://www.jn.pt/local/noticias/acores-grupo-ocidental/corvo/interior/sismo-de-53-de-magnitude-a-cerca-de-480-quilometrosdo-corvo-6258599.html>. Acesso em: 01 maio 2017.
A partir da notícia apresentada, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IFF Órgão: IFF Prova: IFF - 2017 - IFF - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1265210 Geografia

A Copa América de 2019, que tem o Brasil como sede, será disputada por 16 seleções. (...)As disputas serão realizadas em sete centros urbanos e oito estádios. (...) Até agora (...) já foram escolhidas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre. A sétima será decidida entre Fortaleza e Recife. A capital paulista é a única que terá partidas disputadas em dois estádios. São eles as Arenas Palmeiras e Corinthians.

Fonte: LANCE!. Copa América 2019 será disputada em sete cidades brasileiras. Disponível em:

<http://www.lance.com.br/selecao-brasileira/copa-america-2019-sera-disputada-sete-cidades-brasileiras.html>

Acesso em: 01 maio 2017. Adaptado.


Sobre a situação apresentada na notícia acima, é possível afirmar corretamente:

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: B
5: D