Questões de Vestibular IF-RS 2017 para Vestibular - Segundo Semestre

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2017 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2017 - IF-RS - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1275009 História

Leia atentamente as afirmativas a seguir, sobre os povos do Oriente Antigo.


I - As primeiras civilizações mesopotâmicas, como as sumérias e acadianas, ao invés de grandes impérios, formaram um conjunto de cidades-estado autônomas como as de Asur, Uruk, Akad e Lagash, até a centralização imposta por Sargão I.


II - Enquanto na Mesopotâmia predominava um teocentrismo baseado na crença de que os governantes encarnavam o papel de deus-vivo, no Egito os governantes eram vistos como humanos, mas que representavam a função de primeiro sacerdote.


III - Os governantes persas tinham o hábito de dividir as províncias conquistadas em satrápias, entregues a funcionários da mais elevada confiança destes, o que provou ser eficiente para a administração de um império de grandes dimensões.


IV - O monoteísmo foi uma criação exclusiva dos hebreus, ideia inédita até a adoção de uma autoridade divina (Jeová) única a ser reverenciada, posteriormente copiada pelos egípcios que cultuaram Aton. 



Estão corretas apenas

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2017 - IF-RS - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1275010 História
As informações a seguir dizem respeito ao período posterior à chegada de Cabral e ao processo efetivo de colonização do território brasileiro.
Associe adequadamente o bloco superior ao inferior.
1 - Período pré-colonial 2 - Invasões holandesas 3 - Trabalho escravo africano 4 - Ciclo do ouro
( ) Resulta de um complexo e lucrativo processo comercial que envolvia a troca de produtos portugueses, de metais preciosos oriundos do continente africano, de subprodutos da cana de açúcar plantada no Brasil, de especiarias oriundas da Ásia, com o intuito de abastecer a crescente demanda colonial por trabalho.
( )Embora seu início tenha se devido à ação desbravadora dos habitantes da antiga capitania de São Vicente, foram as contínuas levas de novos trabalhadores (livres e cativos) que afirmaram a importância da colônia de além-mar para o domínio português e promoveram o desenvolvimento do mercado interno e do povoamento no Brasil.
( ) Consequência da agressiva política externa europeia, teve na união de Espanha e Portugal sob um mesmo monarca o início das hostilidades que também culminaram com a perda da maioria das ricas colônias portuguesas no continente asiático.
( ) Marcado pelo pouco interesse comercial e territorial em virtude dos grandes negócios vinculados às especiarias obtidas no subcontinente indiano e em suas imediações, cujos lucros eram muitos mais valiosos do que aqueles que provinham de uma madeira para tintura.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2017 - IF-RS - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1275012 História
Durante o Estado Novo (1937 - 45), a política varguista caracterizou-se por ser uma ditadura civil. Como características deste período, podemos citar
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2017 - IF-RS - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1275015 História
Leia o enunciado abaixo.
Há 100 anos, em 1917, iniciava-se a Revolução Russa, um acontecimento capital na história do século XX. A reivindicação básica dos pobres da cidade era pão, e a dos operários entre eles, melhores salários e menos horas de trabalho. A reivindicação básica de 80% de russos que viviam da agricultura era, como sempre, terra. [...] O slogan “Pão, Paz, Terra” conquistou crescente apoio. 
Adaptado de: HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos. O breve século XX. 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 
O recorte acima faz referência a um dos mais importantes movimentos de trabalhadores no mundo. 
Sobre a Revolução Russa de 1917, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: D