Questões de Vestibular IF-PE 2019 para Vestibular

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2019 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2019 - IF-PE - Vestibular |
Q1316488 Biologia

Leia o TEXTO 7 para responder à questão.

TEXTO 7

Imagem associada para resolução da questão

Endossimbiose. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2019.

O TEXTO 7 refere-se à origem de uma organela pelo processo da endossimbiose. Sobre essa organela, é CORRETO afirmar que se refere

I. à mitocôndria, presente nas células eucarióticas.

II. ao cloroplasto, relacionado ao processo de fotossíntese.

III. a uma organela que tem como função produzir energia.

IV. ao complexo golgiense, que produz ATP.

V. ao ribossomo, presente em todas as células.

Estão CORRETOS, apenas, os itens


Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2019 - IF-PE - Vestibular |
Q1316489 Biologia
Leia o TEXTO 8 para responder à questão TEXTO 8
As substâncias X são produzidas pelos neurônios e são liberadas quando o axônio de um neurônio pré-sináptico é excitado. Estas substâncias, então, viajam pela sinapse até a célula alvo, inibindo-a ou excitando-a. A disfunção na quantidade produzida e utilizada da substância X está intimamente ligada à depressão.
ANDRADE, Rosângela Vieira de; et al. Atuação dos Neurotransmissores na Depressão. Disponível em: <http://www.saudeemmovimento.com.br/revista/artigos/cienciasfarmaceuticas/v1n1a6.pdf>. Acesso em: 06 maio 2019 (adaptado)
A substância X mencionada no TEXTO 8, presente nas sinapses químicas e intimamente ligada à depressão, refere-se
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2019 - IF-PE - Vestibular |
Q1316490 Biologia

Leia o TEXTO 9 e o QUADRO 1 para responder à questão.

TEXTO 9

Na preparação para uma cirurgia, Maria fez alguns exames pré-operatórios. Ao avaliar um de seus exames, o médico observou algumas alterações no hemograma. Os resultados do exame estão apresentados de forma simplificada no QUADRO 1.

Imagem associada para resolução da questão

Valores de referência do hemograma. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/valores-de-referencia-dohemograma/>. Acesso em: 06 maio 2019 (adaptado).


Após a análise dos resultados apresentados no QUADRO 1, o médico concluiu que seria prudente adiar temporariamente a cirurgia, pois Maria poderia ter problemas

Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2019 - IF-PE - Vestibular |
Q1316491 Biologia

Leia o TEXTO 10 para responder à questão.

TEXTO 10

A maioria dos corredores quer correr cada vez melhor e mais rápido. Sentir-se menos cansado, então, é o sonho de todo praticante de atividade física. Para isso, muitos recorrem ao chamado doping natural, que promete aumentar o desempenho do corpo legalmente. O treino em altitude é um desses métodos, conhecido, principalmente, por atletas e treinadores. O corpo do praticante de corrida tende a se adaptar à baixa pressão de oxigênio, criando mais hemoglobina. Se a pessoa fez a aclimatação e corre uma prova em uma altitude baixa, como ao nível do mar, seu desempenho tende a melhorar. Apesar dos pontos positivos de correr em altitude, há, também, as desvantagens. A diferença de temperatura e possíveis lesões causadas pelo resfriamento do ar não devem ser ignorados. Pode ser prejudicial por conta das condições de treino em altitude serem adversas, e, com isso, pode se perder a qualidade ou o rendimento nos treinos e, consequentemente, na performance geral.

WEBRUN. Doping natural: esse método realmente funciona?

Disponível em: <https://www.webrun.com.br/doping-natural-esse-metodo-realmente-funciona/>. Acesso em: 06 maio 2019 (adaptado).

De acordo com as informações apresentadas no TEXTO 10, é CORRETO afirmar que o doping natural pode beneficiar o atleta, pois



Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: C