Questões de Vestibular IF-PE 2017 para Vestibular - Segundo Semestre

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2017 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2017 - IF-PE - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1266722 Química
Toxinas são materiais venenosos produzidos por animais, plantas ou microrganismos. Uma das mais famosas é a ricina, tratada na série Breaking Bad. Uma outra, menos famosa, mas responsável por cerca de 50 mortes anuais no Japão, é a Tetrodotoxina, que é um problema de saúde pública, pois faz parte da culinária tradicional japonesa. Ela é fatal para o homem, por causar paralisia dos músculos respiratórios. O envenenamento é causado pela ingestão de toxina produzida nas gônadas e vísceras de alguns peixes da classe Tetraodontiformes, à qual pertence o peixe baiacu. Após ingestão do peixe, o período de incubação é de 20 minutos a 3 horas, havendo relato de casos com início dos sintomas 2 a 3 minutos após a ingestão. Sobre a estrutura da Tetrodotoxina, podemos afirmar que
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2017 - IF-PE - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1266723 Química
A capsaicina é o componente ativo das pimentas conhecidas internacionalmente como pimentas chili, que são plantas pertencentes ao gênero Capsicum. Geralmente é obtida com o extrato de pimenta natural e acondicionada em sprays ou bombas de efeito moral utilizadas pelas forças policiais em dispersão de aglomerações humanas. Atua nas mucosas dos olhos, do nariz e da boca, causando irritação, ardor e sensação de pânico. A capsaicina no organismo dos pássaros funciona como um anestésico natural, enquanto que, em humanos, causa o ardor. Na fabricação do gás de pimenta, a capsaicina é misturada a uma espécie de óleo sintético, para dificultar a remoção do produto. Por isso, é inútil que a vítima lave a área atingida com água. A capsaicina é um agente de baixo grau de periculosidade, mas pode causar a morte em casos raros. A União das Liberdades Civis Americanas afirma ter documentado 40 mortes pelo uso de sprays de gás pimenta. Imagem associada para resolução da questão
Em relação à capsaicina, a reação de oxidação branda da dupla ligação - E - leva à formação de
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2017 - IF-PE - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1266724 Química
Minas de coltan mataram maioria dos elefantes e gorilas do Congo 21 de junho de 2012 às 6:00 Por Robson Fernando de Souza (da Redação)
As minas de columbita e tantalita, minérios que produzem o composto coltan, exterminaram a maioria da população de gorilas e elefantes da República Democrática do Congo. Sua produção envolve, além da matança de animais, profunda exploração humana e ambiental. O coltan é um mineral importante para a fabricação de celulares, TVs de plasma, notebooks, câmeras digitais, satélites artificiais e diversas outras tecnologias. E suas matérias-primas, columbita e tantalita, têm seu maior foco de extração na África, que corresponde a 80% de todo o coltan utilizado pelas indústrias eletroeletrônicas do mundo. Os métodos de extração são rudimentares e promovem profunda exploração humana. São camponeses, prisioneiros de guerra, refugiados de guerra e crianças que extraem columbita e tantalita, sempre vigiados por militares. Os resultados são a vedação do direito das crianças à escola, mortes por desabamentos de túneis, doenças por falta de água limpa, saneamento e alimento, a disputa de grupos armados por cada mina, mortes de crianças (estima-se que cada quilo de coltan implicou a morte de duas crianças), transformação de bosques e campos agrícolas em lodaçais, desalojamentos forçados, violação de mulheres e meninas etc. As consequências ambientais também são alarmantes: para a extração de coltan, invadiram parques ecológicos nacionais da República Democrática do Congo, e matou-se 80% da população de elefantes e 90% da de gorilas do país, levando sua população quase à extinção local. Afirma-se que a maioria das multinacionais fabricantes de celulares está envolvida na compra do coltan congolês e na manutenção de governos corruptos e de guerras pela extração das matérias-primas desse mineral. O coltan é um exemplo gritante de como o capitalismo passa por cima da dignidade humana e da vida animal para o almejamento do lucro e do atendimento de “necessidades” não tão necessárias e de como a indústria corporativa de hoje não tem qualquer senso de responsabilidade socioambiental, nem mesmo de respeito à vida. Na impossibilidade de um boicote total às empresas compradoras do coltan congolês, vale as pessoas tentarem comprar o mínimo possível de eletroeletrônicos portáteis, pelo bem dos animais humanos e não humanos que vêm sendo explorados e massacrados na República Democrática do Congo.

SOUZA, ROBSON FERNANDO. Minas de coltan mataram maioria dos elefantes e gorilas do Congo. Disponível em:. Acesso:<http://www.anda.jor.br/21/06/2012/minas-de-coltan-mataram-maioria-dos-elefantes-e-gorilas-do-congo> 01 maio 2017.

A columbita, um mineral rico em nióbio, possui a fórmula molecular FeNb2O6 e faz parte da pauta de exportação mineral do Brasil, tendo sido exportadas, no ano de 2012 cerca de 71 mil toneladas do minério. A quantidade de nióbio exportada pelo Brasil em 2012 foi de, aproximadamente, (Dados: Fe= 56 g/mol, Nb=93 g/mol e O=16,0 g/mol).

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2017 - IF-PE - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1266725 Química
O dióxido de enxofre (SO2) é hoje o principal responsável pelo aumento na acidez da chuva. Ele é produzido como subproduto da queima de combustíveis fósseis como a gasolina, carvão e óleo diesel. O óleo diesel e o carvão são muito impuros e contêm grandes quantidades de enxofre em sua composição, sendo responsáveis por considerável parcela da emissão de SO2.
Da forma semelhante a outros óxidos, o SO2 reage com a água formando o ácido sulfuroso: SO2 (g) + H2O (l) → H2SO3 (aq) H2SO3 (aq) → H+ (aq) + HSO3- (aq)
O SO2 pode ainda sofrer oxidação na atmosfera e formar o trióxido de enxofre (SO3), o qual, por sua vez, em contato com a água da chuva, formará o ácido sulfúrico (H2SO4), que é um ácido forte. SO2 (g) + ½ O2 (g) → SO3 (g) SO3 (g) + H2O (l) → H2SO4 (aq) H2SO4 (aq) → 2H+ (aq) + SO4 2- (aq)
Assumindo que a fórmula química do carvão é C135H96O9NS e que uma usina termelétrica movida a carvão queima cerca de 2,74 x 106 kg de carvão por dia, a quantidade em mols de SO2 despejados na atmosfera durante a queima deste carvão, em um dia normal, é (Dados: S = 32,0 g/mol; C = 12,0 g/mol; H = 1,0 g/mol; O = 16 g/mol; N = 14 g/mol)
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2017 - IF-PE - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1266726 Química
Nutrição durante a gravidez
Sem dúvidas, o maior crescimento do feto ocorre durante o último trimestre de gestação; seu peso quase duplica durante os últimos 2 meses de gestação. Comumente, a mãe não absorve proteínas, cálcio, fosfatos e ferro suficientes pela dieta, durante os últimos meses de gestação para suprir essas necessidades extras do feto. Entretanto, antecipando essas necessidades extras, o corpo da mãe já armazenou essas substâncias – parte na placenta, mas a maioria nos depósitos normais da mulher. Se os elementos nutricionais apropriados não estiverem presentes na dieta da gestante, pode ocorrer uma série de deficiências maternas, especialmente de cálcio, fosfatos, ferro e vitaminas. Por exemplo, o feto precisa de cerca de 375 miligramas de fero para formar seu sangue, e a mãe precisa de outros 600 miligramas para formar seu próprio sangue extra. A reserva normal de ferro não ligado à hemoglobina na mulher, no início da gravidez, geralmente fica em torno de 100 miligramas e quase nunca acima de 700 miligramas. Por isso, sem ferro suficiente na dieta, a gestante muitas vezes desenvolve anemia hipocrômica.
JOHN E. HALL. Tratado de fisiologia médica. 12º ed Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Na profilaxia e tratamento da anemia hipocrômica, normalmente são utilizados medicamentos à base de Ferro. Num dos mais comuns, o ferro apresenta-se na forma de “ferro aminoácido quelato”, fórmula química C4H8N2O4Fe. Quantos milimols de ferro ao dia um paciente que utilize diariamente a posologia de 265mg do medicamento ingere? (Dados: C = 12,0 g/mol; H = 1,0 g/mol; N = 14,0 g/mol; O = 16,0 g/mol; Fe = 53,0 g/mol)
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: A
5: D