Questões de Vestibular ENADE Simulado 2022 para Jornalismo
Foram encontradas 14 questões
I - A informação jornalística é o espaço privilegiado da reportagem especializada. Uma peculiaridade é destinar-se a públicos mais, ou menos, heterogêneos. A máxima heterogeneidade seria a audiência presumível de uma emissora de TV aberta (audiência de massa). A mínima heterogeneidade encontra-se entre leitores de revistas ou sites destinados a aficionados de uma atividade como engenharia naval ou surf. Quanto mais específico o público, mas se pode particularizar a linguagem.
II - Há relação entre interesse jornalístico e abrangência de público. Quanto maior o interesse jornalístico, maior a abrangência do público a que a informação se destina.
III- A criação de cadernos específicos para áreas como Cultura e Saúde, por exemplo, ou de suplementos especiais de fim de semana, como Literatura ou Decoração, assinala uma tendência consolidada no Jornalismo, que pressupõe conhecimento e domínio do tema por parte do jornalista e que envolve também a adoção de gêneros textuais diversos em um mesmo veículo.
IV- Situação predominante no Jornalismo atual é de jornalistas que se especializam para cobrir diferentes áreas de conhecimento. Em seis meses ou um ano de leitura e observação, qualquer jornalista competente é capaz de se "adestrar" para cobrir áreas tão específicas quanto o mercado de capitais ou o setor de saúde de uma metrópole.
Assinale a alternativa correta:
Acerca de tal perspectiva, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso). E assinale a sequência correta.
Sobre os métodos avançados de apuração, podemos afirmar que...
( ) O acesso mais facilitado a informações por meio da web não dispensa uma das principais habilidades do profissional de jornalismo: a capacitação para interpretar os dados, sem visões imediatistas ou reducionistas.
( ) Se a fonte de informação na internet for "bem recomendada", o profissional de jornalismo pode dispensar as três checagens básicas: procedência do site; nível de atualização; incidência de erros (de informação, ortográficos, gramaticais).
( ) A despeito de a internet ser um espaço 'livre' por princípio, a busca por informações nesta plataforma de mídia está sujeita aos limites éticos. A pesquisa não deve fugir à lei, tampouco aos compromissos com a utilidade pública e com a transparência.
( ) Segundo Nilson Lage, os avanços tecnológicos também não dispensam a articulação com métodos tradicionais de apuração, como a observação direta e a entrevista.
( ) No processo de qualificação das informações jornalísticas, novas tecnologias excluem métodos convencionais de apuração.
I. Ao checarem a veracidade da fala dos entrevistados e dos dados fornecidos por eles, os jornalistas aprimoram a qualidade da informação e evitam o denominado jornalismo declaratório.
PORQUE
II. Contextualizar a fonte e deixar claro, por exemplo, a que entidade ou instituição ela está relacionada são ações importantes que conduzem à transparência e que habilitam o público a compreender e interpretar possíveis interesses do entrevistado ao divulgar certas informações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Editorias ou Seções de veículos de informação geral, como as de Esporte, Política, Economia, Cultura, Saúde, Comportamento etc.
II. Os veículos populares de informação geral, pois oferecem a um público específico um conjunto de assuntos de interesse distinto aos de outros públicos, além de usar uma linguagem própria.
III. Veículos segmentados que podem cobrir desde grandes áreas como Cultura ou Música como subáreas (Literatura, Rock, Samba, Instrumentos Musicais, por exemplo).
A partir das assertivas acima, assinale a alternativa CORRETA:
Enquanto seguia para a sala da direção, João Carlos procurava, no gravador, o áudio do trecho usado na matéria. "Foi ele que disse, eu não tenho culpa. Foi ele que disse, eu não tenho culpa", repetia a si mesmo, tentando se tranqüilizar.
Abaixo estão prescrições do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Assinale a alternativa que se relaciona à situação acima.
BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica: as técnicas de jornalismo. 4 ed. São Paulo 2010.
Sobre o conceito de Jornalismo Especializado é correto afirmar que:
I - O jornalista passou a ser o profissional capacitado para escrever de modo diferente e não comprometido com interesses de qualquer grupo social ou político.
II - Os jornais aumentaram seu tamanho, o que possibilitou ao jornalista aprofundar o estilo literário, com o consequente aumento na credibilidade do texto.
III - A técnica jornalística é baseada no princípio da neutralidade e, portanto, o jornalista deve manter-se neutro diante daquilo que noticia.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontrou, nesta segunda-feira (03/06), com a rainha Elizabeth 2ª, no primeiro compromisso oficial de sua visita de três dias ao Reino Unido. Acompanhado da primeira-dama, Melania, o republicano foi recebido pela rainha e pelo príncipe herdeiro, Charles, no Palácio de Buckingham. (texto adaptado da Folha de São Paulo, 03 de junho de 2019).
Com base no texto acima, analise e responda. Quais afirmativas estão corretas:
I. A matéria responde às cinco perguntas fundamentais do lead.
II. É a introdução de uma notícia sem características opinativas e interpretativas.
III. É uma entrevista, onde predomina a questão da biografia do personagem.
IV. É um texto jornalístico, com informações de interesse público, que se baseiam em acontecimentos recentes.
V. São apenas fatos sem importância por ser uma notícia falsa.
Ambos tipos de Jornalismo circulam em torno da ideia de:
PERUZZO, Maria Cicília K. Comunicação nos movimentos populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
Diante desta observação, assinale alternativa correta:
I - O fotojornalista deve se preparar da forma mais adequada para a realização de seu trabalho, compreendendo o contexto do assunto e suas particularidades, selecionando câmeras e lentes mais condizentes com o objeto da pauta e antecipando-se junto a seus superiores caso haja necessidade de credenciais ou autorização para ter acesso ao local do fato;
II - A pauta fotográfica contém elementos em comum com a pauta noticiosa, como as indicações de data, horário e local e o resumo da matéria, mas terá também elementos específicos como o nome do repórter fotográfico e algumas indicações técnicas voltadas ao campo da fotografia (sugestões de planos fotográficos, perspectivas visuais, personagens de destaque e quantidade de imagens necessárias);
III - Não existe pauta especificamente fotográfica no Fotojornalismo: a pauta da reportagem em si é utilizada como único documento capaz de guiar tanto o repórter como o fotógrafo na cobertura do evento planejado. Na ausência de recomendações técnicas ao fotógrafo, cabe ao repórter a definição de como o fotógrafo deve atuar, assim como a escolha da câmera, das lentes e dos planos fotográficos mais adequados.
Estão corretas:
I. No rádio, mesmo curta, a matéria jornalística deve responder, imediatamente, às questões clássicas: o que aconteceu? com quem? como? quando? onde? por que?
II. Não há necessidade de lide no radiojornalismo. As notas e matérias obedecem a um estilo próprio de roteirização.
III. É prerrogativa do texto do radio eliminar o supérfluo para melhorar a compreensão por parte do ouvinte porque o rádio precisa selecionar e focar em informações prioritárias.
A fronteira entre ficção e realidade pode ser muito porosa ou até mesmo permeável, sobretudo quando coloca-se em questão a verdade sobre relato jornalístico. Apesar da vocação para o real, pode-se dizer que: